Paciente de Itapevi está sendo acompanhado pela Vigilância Epidemiológica do município desde sábado (25/6)
A Secretaria Estadual de Saúde confirmou na quarta-feira, 29/6, o primeiro caso da varíola dos macacos (Monkeypox) na cidade de Itapevi. O paciente, que até o momento não teve o nome revelado, está sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica do município desde o dia 25 de junho e segue com boa evolução do quadro de saúde.
Ainda de acordo com o Órgão, o estado de São Paulo já soma 24 casos confirmados da doença, sendo 19 na capital, dois em Indaiatuba, um em Santo André, um em Itapevi e outro em Vinhedo.
Em caso de suspeita da doença, a recomendação é ir até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. No local, o paciente será isolado e terá as lesões expostas protegidas para evitar a transmissão da doença a outros pacientes. Imediatamente, a Vigilância Epidemiológica será acionada pelos profissionais de saúde.
Prevenção
A transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com o animal ou com uma pessoa infectada pelo vírus. Uma das principais recomendações para se prevenir contra a varíola dos macacos, segundo a Secretaria da Saúde, é a higienização frequente das mãos, com água e sabão. O uso de máscaras também pode diminuir os riscos de contaminação.