Manifestantes espalharam pneus pelas pistas na altura da saída 26A e atearam fogo, interrompendo o tráfego no sentido do interior

Um protesto contra a diplomação do presidente Lula, realizada nesta segunda-feira, 12/12, em Brasília, fechou a rodovia Castelo Branco na saída 26A, altura da Praça das Artes. Por volta das 16h30, um grupo de manifestantes que se apresentava como representantes dos caminhoneiros espalhou pneus pela maioria das faixas e ateou fogo.
A Polícia Rodoviária logo chegou ao local e junto com os manifestantes organizou uma passagem pela pista da direita, por onde os veículos podiam desviar, um a um, e seguir viagem. Uma faixa da organização do movimento orientava os caminhoneiros a fechar somente as pistas da esquerda.
O ato rapidamente provocou congestionamento na estrada do local até a altura da saída do Alphaville. Segundo a concessionário ViaOeste, o congestionamento chegou até a altura do Cebolão, no quilômetro 16. Muitos veículos desviavam pelas saídas do Alphaville e do Tamboré, entravam pela ruas locais e tomavam a Castelo após a paralisação. A pista foi mantida livre após a saída 26A.