sexta-feira, maio 24, 2024
anuncio
HomeCidadeProrrogado prazo para matrículas e rematrículas em escolas estaduais para 2023

Prorrogado prazo para matrículas e rematrículas em escolas estaduais para 2023

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Período foi estendido para que pais e mães de crianças em idade escolar providenciem a inscrição nas unidades de ensino no próximo ano

Estudantes que vão ingressar, ou estão em curso, nas escolas estaduais de São Paulo têm até terça-feira, 9/8, para fazer matrícula e rematrícula para o ano de 2023. O prazo foi prorrogado pela secretaria estadual de Educação. O processo, que é obrigatório para obtenção de vaga, pode ser feito presencialmente ou de forma remota, pela Secretaria Escolar Digital (SED).

Para alunos que vão ingressar na rede estadual, ou seja, no caso de matrículas, e preferem realizar o atendimento presencial, ele pode ser feito em qualquer escola estadual ou no Ganhatempo – que tem balcões de atendimento para serviços dos órgãos estaduais. Os documentos precisam ser apresentados pelo responsável legal do aluno no caso de estudantes menores de 18 anos. Já quem optar pelo processo remoto, deve preencher o formulário de pré-inscrição online, disponível nesse link ou diretamente no site da SED.

A definição da vaga e da escola onde o aluno irá frequentar as aulas será feita de acordo com o endereço informado como o da residência, e não terá relação com o local onde foi feito o pedido de matrícula. A resposta à solicitação da vaga poderá ser consultada a partir de 7/11 em qualquer secretaria de escola estadual ou no site da SED.

Tempo e paciência

Para fazer as rematrículas,  que só podem ser solicitadas de maneira remota, pelo site da SED, será preciso paciência e tempo disponível. O BnR fez um passo-a-passo para facilitar o processo.

Na página inicial da Secretaria Escolar Digital, é preciso entrar com login (que é a junção das letras rg + o número do RG com o dígito + a UF do RG, por exemplo: rg0123456789sp) e login, que é o número completo do CPF, mas sem pontos e traço. Mas atenção, caso ainda não tenha sido feito o cadastro, é preciso solicitá-lo na escola onde o aluno está matriculado.

Depois de preencher login e senha, é preciso clicar no link de uma nova janela, pop-up, que deverá aparecer na tela. Depois, a opção Rematricular deve ser selecionada; os dados do estudante são checados e o email atualizado; o comprovante de endereço informado no cadastro deve ser enviado clicando em +Adicionar. Após essa etapa, é preciso clicar em Geolocalizar e o local de moradia do estudante será mostrado no mapa. Ao aparecer o endereço exato da casa do aluno, é a hora de Salvar e depois Confirmar Dados.

Feito isso, o passo final é atualizar o e-mail e telefone dos responsáveis pelo estudante e novamente, Confirmar Dados. Finalizado o processo, um aviso de Interesse em Rematrícula Público – Confirmação de Dados aparecerá e uma nova etapa será iniciada. Agora é a hora de confirmar os dados da matrícula atual, ler e aceitar o termo de responsabilidade e clicar em Salvar. Após a finalização, um e-mail de confirmação deve ser enviado para a caixa de correios digital informado anteriormente.

Educação de Jovens e Adultos 

A matrícula para Educação de Jovens e Adultos (EJA) somente é permitida para quem tem mais de 15 anos. No caso do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) o interessado precisa ter mais de 18 anos, tanto para ensino fundamental quanto médio.

Para realizar a inscrição é necessário apresentar o RG; o histórico escolar e o comprovante de residência.

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!