sexta-feira, julho 26, 2024
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Procon exige explicações da Enel sobre constantes quedas de energia

por: Redação

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Órgão de defesa do consumidor cobra respostas sobre como a empresa tem agido e quais são seus planos para acabar com o problema

O Procon-SP notificou a Enel Distribuição São Paulo, na quinta-feira, 11/1, pedindo esclarecimentos sobre as providências que a empresa está adotando em relação aos inúmeros casos envolvendo a interrupção do fornecimento de energia elétrica neste começo de ano em toda a região metropolitana. O prazo para esclarecimento terminou na sexta-feira, 12/1 às 17 horas e não há informação se a empresa atendeu.

Entre os questionamentos do Procon-SP está o número de clientes afetados e os prazos e medidas para a solução dos problemas relatados, já que a empresa não tem divulgado estas informações; a forma como os clientes estão sendo atendidos, especialmente aqueles que necessitam de equipamentos médicos de autonomia limitada; quais são os planos de contingência elaborados pela empresa e o número de equipes de campo destacadas para atendimento de causas das interrupções e reparos de danos causados à rede.

Especialistas do Procon-SP são responsáveis pela análise das informações transmitidas pela concessionária e se forem identificadas irregularidades, podem ser aplicadas multas e sanções.

No ano anterior, foram registradas, aproximadamente, 20 mil queixas envolvendo a interrupção e falhas na distribuição de energia elétrica na Grande São Paulo. O Procon-SP não tem informação de se as reclamações foram atendidas.

Também em 2023, no mês de novembro, a Enel recebeu uma multa no valor de R$ 12,8 milhões por má prestação de serviço. O valor aplicado é o máximo previsto pelo Código de Defesa do Consumidor.

A multa referia-se a danos causados pelos vários dias de interrupção em decorrência do temporal que atingiu a região metropolitana. Em Barueri, vários bairros ficaram sem energia durante dias e muitos comerciantes tiveram perdas por deterioração de produtos perecíveis.

Em nota, a Enel afirmou ter restabelecido o fornecimento de energia elétrica para 93% dos consumidores da Grande São Paulo.

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