terça-feira, outubro 8, 2024
HomeCrise do HMBPrefeitura, Hygia e Sindicato da Saúde se reúnem no Ministério do Trabalho

Prefeitura, Hygia e Sindicato da Saúde se reúnem no Ministério do Trabalho

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Reunião está marcada para as 15 horas desta segunda-feira, no escritório do ministério, no Vila Yara, em Osasco

func-duque
Manifestação chegou ao centro da cidade pela avenida Tancredo Neves. Foto: Tita Klenk

Será realizada na tarde desta segunda-feira, 17/4, no escritório do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), no Vila Yara, em Osasco, uma reunião de conciliação sobre a greve dos trabalhadores do Hospital Municipal de Barueri (HMB), iniciada na última quinta-feira, 13/4. Estarão presentes representantes da Prefeitura Municipal de Barueri, do Instituto Hygia e do Sindicato Único dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Osasco e Região (SUEESSOR), que coordena a greve no HMB.

A reunião foi convocada pelo MET, a partir de solicitação enviada ao ministério pelo SUEESSOR. Essa é a primeira reunião em que o processo de transferência da administração do hospital, do Hygia para a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), envolve representantes dos trabalhadores.

Novas manifestações 

Os empregados em greve do HMB fizeram nova manifestação na manhã desta segunda-feira. Eles se reuniram a partir das 8 horas e partiram meia hora depois em passeata que percorreu percurso semelhante ao de quinta-feira, 13/4, quando os trabalhadores fecharam a Castelo Branco – leia mais aqui.

A manifestação de hoje saiu do hospital em direção à rua da Prata, invadiu a pista sentido interior da rodovia Castelo Branco, passou pela ponte da rua Campos Salles – sobre a rodovia -, desceu a avenida Tancredo Neves, deu a volta no bulevar e se dirigiu à prefeitura, onde realizou um ato de protesto por volta das 11 horas.

Depois do ato, a passeata voltou pela avenida Tancredo Neves, desceu a estrada dos Romeiros até o parque municipal, e seguiu pela rua Werner Goldberg até a entrada do HMB.

func-duque2
Demutran precisou controlar o trânsito congestionado pela passeata dos trabalhadores do HMB. Foto: Tita Klenk

Outros sindicatos

O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP) iniciou greve a partir de hoje no HMB, acatando decisão de assembleia realizada no dia 12/4. A decisão de paralisar os serviços obedeceu o prazo de 72 horas de estado de greve, e vai garantir um percentual mínimo legal de trabalhadores no HMB que possa dar o atendimento essencial.

Ainda nesta segunda-feira, o Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais no Estado de São Paulo (Sinfito) realiza assembleia para decidir a adesão da categoria à greve no HMB.

Cirurgias canceladas

As cirurgias do setor de oncologia do Hospital Municipal, marcadas para esta semana, estão canceladas. As cirurgias das demais áreas, marcadas para esta segunda-feira, 17/4, também foram suspensas.

Segundo empregados que estão garantindo o comparecimento mínimo, para que a greve não seja considerada ilegal, a prefeitura está transferindo temporariamente servidores dos postos de saúde da administração municipal para o HMB.

Prefeito visita o HMB

furlan-piteri-e-jorge
Comitiva de Furlan se despede do Dr. Jorge

De acordo com funcionários do hospital, o prefeito Rubens Furlan esteve na manhã de hoje visitando as dependências do HMB, na companhia do novo superintendente do hospital, Dr. Jorge Salomão, da nova gestora do SPDM, do vice-prefeito e secretário de Obras Roberto Piteri e do advogado Marco Aurélio Toscano.

Após a visita, no momento em que Furlan se retirou, o superintendente teria afirmado que o prefeito havia ido de “peito aberto” conversar com os funcionários mas que, em virtude de eles terem entrado em greve, ele, Furlan, não ajudaria mais na solução do problema.

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!