terça-feira, junho 28, 2022
spot_img
HomeCulturaO mundo se liga a Barueri no 'Dia de Ler. Todo Dia'

O mundo se liga a Barueri no ‘Dia de Ler. Todo Dia’

por: Redação

Neste 20 de setembro, a cidade coordena mobilização mundial no programa que incentiva a leitura por meio da participação conjunta

 

dia-de-ler

Ocorre nesta terça-feira, 20/9, a terceira edição do programa Dia de Ler. Todo Dia, ação nascida nas escolas municipais de Barueri e que tomou forma em 9 de abril de 2015. Naquele dia, mais de 93 mil pessoas pararam por alguns instantes para se dedicar à leitura. A mobilização se repetiu em setembro passado e se espalhou pelo Brasil, alcançando mais de 2 milhões de pessoas. Desta vez, a festa da leitura ultrapassa as fronteiras nacionais.

Na terceira versão do evento, gente em todas as partes do mundo vão se associar ao movimento e interromper o que estiverem fazendo para ler um trecho de livro ou revista, declamar um poema e incentivar o hábito de ler. A campanha ganhou destaque na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no início do mês, e Barueri teve um estande onde foram feitas inscrições para a campanha mundial e também colhidas contribuições para o Manifesto pela Leitura.

diadeler2

Diversos estados brasileiros confirmaram novamente a participação na campanha. Em Muriaé, Minas Gerais, tendas de leitura, intervenções em pontos de ônibus, ruas e praças farão parte da mobilização nacional. O Rio de Janeiro será representado com a adesão de famílias, que farão uma seleção de contos e lerão à noite, cada uma em sua casa. Curitiba inscreveu-se para o #diadelertododia, informando que participará com equipes da prefeitura, Secretaria de Educação e rede municipal de bibliotecas, que farão ações culturais literárias diversificadas com leitura e contação de histórias, leitura individual, rodas de leitura, saraus literários e o entrelaçamento de linguagens artísticas com a literatura.

Alcance mundial

Indo além das fronteiras nacionais, o Dia de Ler. Todo Dia deve contar com a participação da ONG paquistanesa Cottage Support Welfare Organization, que por meio de Asma Rehman, embaixadora do Food Revolution em Punjab, no Paquistão, garantiu ações de leitura no país em 20 de setembro.

diadelerbnr

Já Quebec, no Canadá, foi a primeira cidade do exterior a garantir sua participação. No total, foram contabilizadas 204 cidades e mais de 1.320 participações. Barueri está mobilizada das 12 horas do dia 19 e assim permanecerá até as 21 horas do dia 20 para recepcionar as informações de todos os cantos do mundo, aproveitando para realizar uma Virada Literária, de 30 horas. 

É muito fácil fazer o seu #diadelertododia. Basta ler ou contar uma história em voz alta, sempre tendo um livro a mão. Grave em vídeo ou faça uma foto e mande para um dos três números de Whatsapp. Só Barueri – (11) 9 8559-2392 / Nacional – (11) 9 4833-3693 / Mundial – (+55 11) 9 5028-4509.

Postagens Relacionadas
- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!