Evento é o mais importante do Brasil e reconhecido internacionalmente. Bailarinas baruerienses participam pela terceira vez
Doze coreografias do Núcleo de Dança de Barueri, mantido pela Secretaria de Cultura e Turismo, foram selecionadas para o Festival de Dança de Joinville deste ano, o mais importante do país.
Criado em 1983, o evento tornou-se referência internacional e é considerado pelo Livro Guinness dos Recordes como o maior do mundo em número de participantes, com cerca de 4,5 mil bailarinos.
As edições costumam ser realizadas nas duas últimas semanas de julho e junto com o festival ocorrem outros eventos, como a Mostra de Dança Contemporânea, o Festival Meia Ponta, voltado para as crianças, a Feira da Sapatilha, o Encontro das Ruas, a Rua da Dança, os palcos abertos e a Passarela da Dança.
Os bailarinos baruerienses apresentam-se pelo terceiro ano consecutivo e o Nucleo de Dança da cidade já conquistou prêmios importantes, como dois primeiros lugares no Festival da Sapatilha, com “Marias Bonitas” e “Ode ao Burguês”, além de um terceiro lugar no Festival Meia Ponta, com a apresentação “Labirínticos”
Neste ano, as performances do grupo de Barueri incluem “Marias de um Cordel”, no Festival Meia Ponta; “La Gioconda” e “Processo em Cadeia”, no Festival da Sapatilha, e outras nove coreografias nos palcos abertos.