segunda-feira, maio 16, 2022
HomeCidadeMulheres da terceira idade expressam sua sensibilidade pelo grafite

Mulheres da terceira idade expressam sua sensibilidade pelo grafite

por: Redação

Grupo “As Basquianas” expõe na Secretaria da Mulher suas obras com conteúdo social e homenageando outras mulheres que são referência para elas

Exposição, que vai até terça-feira, 19/4, é composta de obras de criação coletiva do grupo As Basquianas

Um grupo de mulheres da terceira idade encontrou no grafite o meio para expressar suas ideias, anseios e admirações. São as idosas do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Parque Imperial. Elas formam um grupo de grafiteiras que está expondo suas obras até terça-feira, 19/4, na sede da Secretaria da Mulher.

A ideia de formar o time nasceu em 2018, quando as frequentadoras do Cras que já praticavam o grafite foram visitar uma exposição de Jean-Michel Basquiat, jovem artista negro americano revolucionário na arte de rua. Elas se apaixonaram pelo trabalho e por suas propostas e resolveram criar um grupo inspirado nele. Por isso, decidiram se chamar “As Basquianas”.

No trabalho das Basquianas estão presentes a crítica social, a luta pelo empoderamento feminino e homenagens a mulheres admiradas por elas, como Carolina de Jesus, Maria Bonita e Elza Soares. As memórias da infância também são uma referência presente nas criações.

Os trabalhos são coletivos, ou seja, cada uma coloca um pouco de sua própria sensibilidade na obra. Um bom exemplo disso é a peça Colcha de Retalhos, formada por pequenos pedaços de tecidos que revelam um pouco da percepção de cada uma a respeito do lugar onde vivem, o Parque Imperial.

As aulas de grafite fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Cras, que busca aperfeiçoar as relações familiares por meio de oficinas e atividades para pessoas de todas as idades.

A Secretaria da Mulher fica na rua Sebastião Davino dos Reis, 756, Vila Porto, perto do Parque Municipal Dom José.

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!