Efeito da quarta onda de calor, inicialmente prevista para durar até quinta-feira, 2/5, foi recalculado e dias quentes sem chuva vão prevalecer mais uma semana
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prorrogou a previsão dos efeitos da quarta onda de calor do ano no estado de São Paulo. Anteriormente, a previsão era de que a sequência de dias muito quentes, iniciada em 22/4, durasse até quinta feira, 2/5, com a volta de temperaturas mais amenas. Agora, a avaliação é de que o calor permaneça pelo menos até o dia 10.
Em seu informe divulgado na terça-feira, 30/4, o Inmet manteve o sinal de alerta em oito áreas do estado, entre as quais a Região Metropolitana da capital.
Segundo o instituto, o sistema de alta pressão na atmosfera continua bloqueando o avanço das chuvas sobre as áreas afetadas e intensificando a circulação do ar, o que impede a formação de nuvens e eleva ainda mais as temperaturas.
Na primeira previsão, divulgada na semana passada, parte do estado de São Paulo estava na faixa vermelha e outra, na laranja. No informe mais recente, do dia 30/4, todo o território paulista aparece em vermelho, o que significa probabilidade de temperaturas superiores a 5 graus à média para o período do ano.
De acordo com o Instituto Climatempo, no feriado desta quarta-feira a temperatura em Barueri deve chegar a 33 graus. Até o dia 10/5, a previsão é de as máximas permaneçam acima de 30 graus, com expectativa de 34 graus em alguns dias. Durante todo esse período, não existe perspectiva de chuva.