Vídeo de policial abordando professora viralizou nas redes sociais e no noticiário nacional. PM analisará as imagens
Um vídeo em que um policial militar aborda uma professora na EE Lênio Vieira de Moraes, no Jardim Santa Mônica, repercutiu nas redes sociais e no noticiário nacional. A ação aconteceu na noite de segunda-feira, 16/12, enquanto alunos ocupavam a escola contra o fechamento das turmas de Ensino Médio e EJA.
Nas imagens, o PM exige de forma truculenta que a professora Angela Soares, conselheira do Sindicato dos Professores (Apeoesp), entregue os documentos para verificação. Encostada no muro e visivelmente acuada, ela alega que está orientando os alunos a esperarem a chegada dos pais, por serem menores de idade, e o policial continua pedindo, aos berros, que a educadora mostre os documentos dela, dizendo que aquela é um ordem policial e ameaçando levá-la para a delegacia por resistência. Depois, ele continua gritando que “aqui é polícia” e ela afirma que “ela é professora e merece respeito”. Então os dois entram em discussão.
A abordagem repercutiu em diversos veículos de comunicação, como nos jornais da Rede Globo, Rede Record, Folha de São Paulo, Mídia Ninja, Yahoo Notícias Brasil, assim como nas redes sociais e grupos de WhatsApp. Personalidades também comentaram o caso, como o ator Hugo Bonemer e a cantora Kell Smith.
Por meio da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), a Polícia Militar afirmou ao Barueri na Rede que analisa as imagens para identificar o policial envolvido e as circunstâncias relativas aos fatos.
Histórico
A informação do possível fechamento da EE Lênio Vieira de Moraes vem circulando entre a comunidade escolar desde o final de outubro. Em novembro, foi feito um abaixo-assinado contra a atitude. Na época, também foi levantada a possibilidade de que outras cinco escolas estaduais de Barueri encerrariam as atividades, entre elas a EE República de Cuba e a EE Ivani Maria Paes (relembre).
O BnR precisa de você para continuar fazendo um jornalismo independente e comprometido exclusivamente com o interesse dos nossos leitores. Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto para que ele fique cada vez maior. Por apenas R$ 10.
Clique aqui para ser um Apoiador do BnR
No dia 13/12, uma manifestação foi marcada na Diretoria de Itapevi, que responde pelas escolas da região (leia). Na mesma data, a Secretaria de Educação Estadual confirmou ao Barueri na Rede o fechamento apenas da EE Lênio. Na ocasião, a pasta afirmou que os alunos do período noturno, da gestão estadual, seriam transferidos em 2020 para a EE Alayde Domingues Couto Macedo, no Jardim Tupã, a cerca de 1 km (veja).
Na noite de 16 para 17/12, alunos ocuparam a unidade em protesto contra o fechamento das turmas (aqui). Data em que o vídeo da abordagem da PM à professora foi gravado.
Ainda na madrugada, a Secretaria de Educação enviou uma nota à escola, em que a pasta atende ao pedido da comunidade local e recua da decisão de que as classes da rede estadual seriam fechadas. No momento, pais, alunos, professores, funcionários da escola e moradores do bairro se reuniram para divulgar o comunicado e, logo após, a EE foi desocupada.