Memorial Parque terá capacidade para até 4 mil gavetas e contará com estrutura para velórios online
A prefeitura de Itapevi anunciou a implantação, em janeiro de 2023, do primeiro cemitério vertical 100% biosseguro. A novidade, primeira no estado de São Paulo, tem capacidade para até 4 mil gavetas, em colunas de sete “andares”, com estruturas em concreto e piso intertravado.
A característica de biossegurança, segundo a prefeitura, fica por conta da estrutura das gavetas, que têm emendas produzidas em fibra de vidro e resina de garrafas pet, que resultam em um sepultamento mais seguro, sem contaminação do ar, de lençóis freáticos e do sol, além de reduzir o nível de enxofre lançado no ar.
O espaço utilizado também é outro ponto positivo em comparação com os métodos tradicionais, já que a proporção é de um túmulo convencional para cada sete sepulturas verticais.
O Memorial Parque, que ficará na região da Cohab, adotará também uma novidade na transmissão online do velório, para casos onde entes e amigos não possam estar presentes. O novo espaço contará com capela, alas climatizadas e acessibilidade.
Investimento em sustentabilidade
Recentemente Itapevi anunciou a implantação de lixeiras subterrâneas, com equipamentos distribuídos pelas ruas da cidade, onde são depositados os resíduos, que ficam armazenados em contêineres sob o solo e depois são retirados por guindastes.
Com as lixeiras sustentáveis, a capacidade de armazenamento é maior, ocupando um menor espaço nas calçadas, sem transbordamento dos resíduos e impedindo que sejam manipulados por animais e também diminuindo o entupimento de bueiros. A coleta é toda mecanizada.