Câmeras de segurança registraram o assassinato e a fuga do criminoso. Casal viveu junto por mais de 10 anos e ele não aceitva a separação
Maria Aparecida Alves da Silva foi morta pelo ex-marido na madrugada de quinta-feira, 22/8, um dia antes de completar 36 anos. Edson Silva de Souza, de 38 anos, com quem a vítima viveu por mais de dez anos, assassinou a ex-companheira com golpes de faca diante do filho dela de 18 anos, na rua Osasco, no Parque Santa Teresa, em Jandira.
Câmeras de segurança registraram o crime e a fuga de Edson. Ela chegava em casa do trabalho quando o ex-marido se aproximou e começou a agredi-la com socos. O filho mais velho de Maria, que esperava pela chegada da mãe, tentou intervir, mas foi afastado enquanto o homem sacava de uma faca e começava a golpear a mulher. Foram ao menos onze golpes.
Edson fugiu e Maria, cambaleante, tentou obter ajuda, sangrando bastante. Ela foi socorrida por familiares e levada para um pronto-socorro em Barueri, onde morreu.
Edson já havia cumprido pena por homicídio e tráfico de drogas antes de o casal se conhecer. De acordo com familiares, o relacionamento de ambos tinha constantes episódios de agressão e ameaças por parte do marido. Maria costumava declarar a parentes e amigos que queria se separar, mas tinha medo da reação de Edson. Por isso, nunca procurou proteção policial.
Finalmente ela se separou dele em fevereiro. Edson não aceitou o fim do relacionamento e, desde então, passou a ameaçá-la. Tanto que no dia do crime, o filho mais velho a aguardava diante de casa e tentou afastar Edson do local antes de Maria chegar.
O criminoso foi preso poucas horas depois do assassinato e a arma que usou foi encontrada pela polícia. O caso foi registrado como feminicídio na Delegacia de Defesa da Mulher de Barueri.