quarta-feira, junho 29, 2022
spot_img
HomePolíticaFurlan admite não poder disputar e tenta acordo com vereadores

Furlan admite não poder disputar e tenta acordo com vereadores

por: Redação

Ex-prefeito reuniu-se com 18 vereadores e principal tema do encontro foi definir quem seria o candidato a prefeito de seu grupo

Pela primeira vez o ex-prefeito Rubens Furlan admitiu publicamente que deve ser impedido pela Justiça Eleitoral de concorrer às eleições de outubro e já cogita lançar uma chapa encabeçada por um membro de sua família.

A revelação ocorreu em reunião realizada segunda-feira, 19/4, à tarde, na Câmara Municipal. Furlan convidou todos os vereadores para discutir o panorama eleitoral da cidade e mais uma vez tentou selar um acordo que lhe garantisse o apoio da maioria dos legisladores. Participaram do encontro 18 dos 20 parlamentares. Apenas Saulo Goes e Dr. Antonio, que se declaram pré-candidatos a prefeito, não participaram.

Nome de Bruna Furlan tem restrições entre vereadores

No encontro, Rubens Furlan procurou demonstar que o melhor caminho para todos seria um grande pacto em torno de seu nome. No entanto, foi aventado o virtual veto da Justiça Eleitoral a sua candidatura, uma vez que o ex-prefeito encontra-se inelegível neste momento. Juristas e fontes do Ministério Público e da Justiça Eleitoral ouvidos pelo Barueri na Rede são unânimes em afirmar que Furlan não poderá participar do pleito deste ano.

A discussão, então, passou a girar em torno de quem seria o candidato do grupo do ex-prefeito para a disputa eleitoral. Até agora, ele insistia que era candidato e afirmava que seu vice seria Roberto Piteri, ex-prefeito de Jandira e ex-secretário de Obras do próprio Furlan. Piteri esteve na reunião de segunda-feira.

Os vereadores, inclusive os 12 que recentemente formaram o grupo que se fechou em torno da candidatura a prefeito do presidente da câmara, Carlinhos do Açougue (DEM), rechaçam os dois nomes indicados por Furlan para encabeçar a chapa, o de seus filhos Rubinho e da deputada federal Bruna Furlan.

[sam_ad id=”7″ codes=”true”]

 

Os parlamentares entendem que os dois nomes teriam forte rejeição numa disputa eleitoral. O ex-prefeito considera que seu filho poderia usar na campanha o nome “Rubens Furlan”, o que considera uma arma importante. Outra opção seria a ex-primeira-dama, Sônia, que, no entanto, até o momento se recusa a disputar.

Jô sai na frente na disputa pela vaga de vice-prefeito

Os parlamentares preferem para a candidatura a prefeito o nome de um membro da casa, Toninho Furlan (PSDB), com outro legislador na posição de vice-prefeito, mas segundo vereadores ouvidos pelo Barueri na Rede, Rubens Furlan resiste a essa ideia.

Para uma eventual candidatura de Toninho, três vereadores já apresentaram interesse para a vaga de vice-prefeito: Zé Baiano (PMDB), Chico Vilela (PSD) e Jô (PSD), com vantagem para esse último, que tem a simpatia de mais parlamentares, é considerado puxador de votos e tem forte penetração no maior colégio eleitoral da cidade, o do distrito do Jardim Silveira.

O assunto tomou parte da sessão da câmara de terça-feira, 19/4.Vários vereadores se manifestaram a respeito e veem no pacto em torno de Furlan uma saída para o impasse político momentâneo. Zé Baiano, que oferece seu nome para ser vice na chapa liderada pelo indicado do ex-prefeito, chamou a solução de “luz no fim do túnel”.

toninho
Toninho é o preferido dos colegas para a vaga de prefeito

Já Carlinhos do Açougue, pré-candidato a prefeito, disse que apoiaria uma saída de consenso, mas que não percebeu isso na reunião de segunda-feira. “Ainda não estou junto, temos que refinar as ideias, da forma como a coisa está se desenhando, continuo pré-candidato”, disse ele.

Dr. Antônio, outro virtual candidato a prefeito, criticou a tentativa de conciliação. “A coisa não sai da família, exigem que seja um Furlan”, disse. “Então, que haja um posicionamento rápido para escolher quem será o candidato da família e cada um decida o que fazer.”

 

[sam_ad id=”16″ codes=”true”]

Postagens Relacionadas
- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!