domingo, agosto 14, 2022
HomeCidadeFim de semana será de tempo ainda mais seco e exige cuidados...

Fim de semana será de tempo ainda mais seco e exige cuidados com a saúde

por: Redação

Massa de ar seco que atinge o país, época do ano mais seca, poluição e falta de chuva formam o cenário perfeito para doenças respiratórias e de pele

A meteorologia prevê um fim de semana de tempo muito seco neste sábado e domingo. Na Região Metropolitana, a umidade relativa do ar deve estar em torno de 25% nos horários mais quentes do dia, o que dispara o estado de alerta. O índice saudável é acima de 40%. Não há previsão de chuvas por enquanto e nos horários de pico a temperatura estará acima de 25 graus.

Nas duas últimas semanas o ar seco aumentou o caso de problemas respiratórios e a procura pronto-socorros. Os médicos recomendam especial cuidado com crianças e idosos. A baixa umidade está sendo provocada por uma grande massa de ar seco que atinge boa parte do país. Isso se agrava porque esta é a época do ano naturalmente de poucas chuvas.

Na Grande São Paulo, não há chuva consistente há um mês e tudo se agrava com os altos índices de poluição atmosférica da região, que pioram os sintomas causados pelo ar seco. 

Os estágios da umidade relativa do ar são estado de atenção (de 21% a 30%), estado de alerta (de 12% a 20%) e estado de emergência (abaixo de 12%). Na sexta-feira, várias cidades paulista já decretaram atenção, o que significa que a população deve estar alerta a qualquer sintoma, tomar os cuidados recomendados e procurar o médico se o quadro se agravar.

Os sintomas mais frequentes são complicações alérgicas, gargante seca, ressecamento de mucosas, acessos de asma e rinite, sangramento nasal, irritação nos olhos e ressecamento da pele.

Os médicos recomendam evitar exercícios físicos entre 11 e 15 horas, consumir bastante água, usar soro fisiológico para olhos e narinas e umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água, hidratar os lábios com pomada ou batom protetor.

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!