terça-feira, junho 28, 2022
spot_img
HomeCidadeFilhotes são resgatados de debaixo de contêiner por Bombeiros

Filhotes são resgatados de debaixo de contêiner por Bombeiros

por: Redação


Protetoras não conseguiam retirar os cachorrinhos que, assustados não saíam de onde estavam havia vários dias

resgate-home-1
Resgate dos filhotes só foi possível com ação do Corpo de  Bombeiros/Fotos: Simone da Matta e Carla Ferrari

Na tarde desta quinta-feira, 9/2, uma unidade do Corpo de Bombeiros foi acionada por protetoras para ajudar no resgate de quatro filhotes de cachorro que, assustados, se recusavam a sair debaixo do contêiner.

simone
Simone: “é emocionante e extasiante poder salvar essas vidinhas”

Simone da Matta e Carla Ferrari, protetoras independentes que fazem de um grupo de proteção à animais de rua, já haviam conseguido resgatar a mãe e três filhotes no dia anterior, 8/2.

Entretanto os outros quatro cachorrinhos, bastante assustados, não atendiam ao chamado e permaneceram no local. “Conseguimos tira-los lá debaixo de jeito nenhum”, lembra Simone. Foi então que acionaram o resgate do bombeiros que conseguiram retirar os filhotes em segurança.

Segundo o sargento Fábio Rogério, que comandou a operação, ocorrências de resgate de animais infelizmente são comuns. “Toda semana recebemos chamados, tanto para resgates como esse como para animais feridos”, contou. Depois de estudar o local, eles usaram uma ferramenta hidráulica para erguer o contêiner e ter acesso aos filhotes.

carlinha
Carla: “o empenho de todos resultou nesse lindo resgate”

Na semana passada, uma força-tarefa também atuou num resgate de quase 50 animais domésticos que corriam risco de, diante da possibilidade de despejo do dono, ir para as ruas (Leia a matéria).

Dias de procura e os primeiros cuidados no local

As protetoras ficaram sabendo da situação dos cães no sábado, 4/2. “A Sueli (outra protetora) foi quem nos alertou sobre o caso. Estávamos preocupadas porque estava chovendo direto”, contou Simone da Matta. Foram dois dias procurando pelos animais.

mae-e-bebes
A mãe foi resgatada primeiro com três filhotes

Encontrados, o primeiro passo foi providenciar água e alimento adequados para eles, resgate e encaminhamento para a zoonose. Na terça-feira, 7/2, a mãe e três dos nove filhotes foram levados para o Centro de Zoonoses. “Mas foi terrível saber que os outros ficaram lá, sozinhos, sem a proteção da mãe. Eles estavam muito assustados”, contou a protetora.

Após o resgate do restante da ninhada, a satisfação e o sentimento de missão cumprida era evidente. “Foi muito gratificante ver o empenho de todos para salvar aquelas vidas”, comemorou a protetora Carla Ferrari.

Tanto a mãe, como os sete filhotes, levados para a zoonoses ficarão em quarentena, serão vacinados e castrados. Depois desse processo, serão encaminhados para o Centro de Proteção ao Animal Doméstico (Cepad) e já estarão disponíveis para adoção responsável.

bebes2
Após período de quarentena, filhotes ficarão disponíveis para adoção
bebes
Adoção poderá ser feita no Cepad

Para quem se interessar em adotar, o Cepad tem vários animais à espera de uma lar. Todos saem de lá após avaliação e acompanhamento veterinário, e além de castrados e vacinados, também são microchipados. O Centro de Proteção ao Animal Doméstico fica na rua Vera Cruz, 340 – Jardim dos Altos e o telefone é 4198-0819 – o Cepad faz diversas feiras de adoção.

 

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!