Falta de clareza da prefeitura, motivos não explicados e prazos inconsistentes levam preocupação aos pais de alunos da rede municipal

Pais e alunos da rede municipal de ensino e da Fieb começam o ano letivo preocupados, na próxima segunda-feira, 13/6. O principal motivo é sobre a expectativa sobre a entrega dos materiais escolares e uniformes pela prefeitura. Desde o início do ano, informações de diferentes fontes da administração confundem a população quanto aos motivos e prazos para o atraso e composição do kit a que cada aluno teria direito.

Em meados de janeiro, o que se ouvia na cidade e era amplamente comentado nas redes sociais é que não haveria entrega dos itens em 2017. Alertado por pais, o Barueri na Rede procurou a prefeitura e recebeu a informação que haveria um atraso e que o processo de licitação estava em andamento (leia aqui: Prefeitura desmente boatos sobre uniforme e material escolar).
Na sequência, os pais foram convocados para uma reunião nas escolas municipais, no dia 3/2. A eles foi informado, segundo depoimento de um pai de aluno da Emef Raposo Tavares, no Boa Vista, que os materiais seriam entregues até o final de fevereiro e os uniformes não tinham prazo de entrega. Também receberam uma lista de materiais escolares que deveriam ser comprados pelos responsáveis pelos alunos.

Cobrado pelos seus leitores, por e-mail, mensagens na sua fanpage e comentários em sua postagem da matéria em que desmentia boatos, nos quais se reafirmava o temor de que os artigos não seriam entregues, o BnR voltou a entrar em contato com a prefeitura. Questionou os prazos, o quanto de economia seria feita com parte do material adquirido pelos pais e o que seria entregue pela prefeitura, excluindo o que consta na lista. Não houve resposta.
O que chegou ao jornal, enviado por pais e leitores, foram postagens feitas pela Fieb e por funcionários da área de educação que, mais uma vez, trazem informações desencontradas. O comunicado postado na fanpage da Fieb diz que os alunos devem usar em 2017 caça jeans e camiseta, ou ainda o uniforme do ano passado, enquanto o suposto comunicado da rede afirma que em abril serão entregues novos conjuntos.
Veja abaixo a situação atual:
Uniformes
Pregão eletrônico 249/2016, realizado em 30/11/2016, vencido pelas empresas NNG Rezende Comercial Ltda ME e Nilcatex Textil Ltda para o fornecimento de uniformes, foi revogado em 11/1/17 com a justificativa de que há “necessidade de reanálise do descritivo técnico”.

Nesse descritivo, a identidade visual ainda é a utilizada pela administração do ex-prefeito Gil Arantes, com destaque para as cores azul e branco (Veja o edital). Na identidade adotada pelo novo governo, o destaque é para as cores verde e roxo, além de tipologia diferente. A Fieb, em portaria 236/2017, de 20/1/17, assinada pelo superintendente interino, Natalino Caldana, e publicada do Jornal Oficial de 21/1/17, página 8 (acesse o Jornal Oficial) adota as cores e tipologia definidas pela prefeitura, inclusive para os uniformes, conforme inciso II.
Material escolar
A Secretaria de Suprimento publicou no Jornal Oficial da quarta-feira, 8/2, chamada para a licitação para compra dos artigos escolares. O pregão eletrônico será realizado no dia 22/2.
O prazo que consta no comunicado atribuído à prefeitura cita o mês de março como prazo para entrega do kit.