Depois de várias tentativas frustradas, casal que vive no lago conseguiu aumentar a família

O Parque Municipal Dom José ganhou uma nova estrela. No fim de semana de 6 e 7 de maio nasceu o primeiro filhote do casal de cisnes negros do local. Eles vivem no parque há mais de cinco anos e a fêmea já havia posto ovos anteriormente, mas os embriões não se desenvolveram.
O filhote aparenta bom estado de saúde e se alimenta normalmente. Como é comum em sua espécie, ele tem penugem esbranquiçada. As penas pretas vão aparecendo aos poucos e ele terá a aparência dos adultos quando atingir nove meses de idade.

O tempo todo, o novo membro da família permanece sob a proteção dos pais. Os cisnes negros são animais normalmente dóceis, mas agressivos quando se sentem ameaçados. Por isso, o casal do parque fica muito bravo, grita e até ameaça atacar quem se aproxime da cria.
O cisne negro é originário da Austrália e não acasala com outras espécies. Ele pode pesar até 9 quilos e, apesar do grande porte, voa normalmente. Sua expectativa média de vida é de 40 anos, o que significa que o novo morador do parque ainda vai fazer a alegria de muita criança.
Além dos cisnes negros, o lago tem um casal de cisnes brancos, patos, peixes de diversas espécies, marrecos, garças e tartarugas. Soltos pelo parque, há também galinhas carijós, galinhas d’Angola, peru e um lindo pavão, outra das estrelas do local.
Parque Municipal Dom José
Funcionamento: todos os dias das 6 às 22 horas
Rua Ângela Mirella, nº 500, Vila Porto, em frente ao Hospital Municipal