quinta-feira, fevereiro 29, 2024
HomeCidadeFebre amarela: Barueri espera receber novo lote de vacinas

Febre amarela: Barueri espera receber novo lote de vacinas

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Cidade pode zerar os estoques até o fim desta semana. Liberação de novo lote depende da Secretaria de Saúde estadual

UBSs estão fixando informativos sobre fim de estoque de vacina contra febre amarela/Fotos enviadas pela leitora Daniele Sousa para o BnR
UBSs estão fixando informativos sobre fim de estoque de vacina contra febre amarela/Fotos enviadas pela leitora Daniele Sousa para o BnR

A alta procura por vacinas contra a febre amarela chegou a zerar o estoque de algumas das 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nesta quarta-feira, 17/1. Questionada pelo Barueri na Rede, a prefeitura desmentiu os boatos de suspensão da vacinação e afirmou que aguarda a chegada de novas doses, o que depende da liberação de lotes pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

A prefeitura espera que a situação seja regularizada ainda nesta sexta-feira, 19/1, quando está previsto o envio de um novo carregamento de cerca de 60 mil doses para o município. Número e data dependem da disponibilidade da Secretaria de Saúde. Ainda foi informado que conforme as vacinas chegarem ao município, elas serão repassadas para as UBSs.

Quanto à quantidade de vacinas que está sendo direcionada às UBSs, a administração municipal afirma que não tem como precisar um número, já que este depende do público alvo de cada unidade e, ainda, das doses serem liberadas aos poucos para o município. Por isso o sistema de senhas tem sido adotado em alguns locais, para poder organizar o atendimento.

A administração municipal alega que desde novembro do ano passado solicita à secretaria uma maior quantidade de vacinas, mas, a informação cedida pelo estado é que ‘diante do cenário nacional, os suprimentos são destinados prioritariamente a cidades consideradas em áreas de risco ou que tenham apresentado alguma ocorrência da doença recentemente’. Exigência essa em que Barueri não se encaixa.

O BnR entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo para saber sobre o envio e a quantidade de vacinas para Carapicuíba, mas até o momento da publicação desta reportagem não obteve resposta.

comunidado-vacinaMesmo sem registro da doença na cidade há mais de 60 anos, Barueri está em campanha preventiva de febre amarela desde novembro do ano passado. De acordo com o último relatório divulgado, já foram vacinadas 113.140 pessoas, total que já se aproxima do estoque atual da cidade de 144 mil doses, levando em consideração a média de 10 mil vacinas por dia nas últimas semanas.

Leitores relataram ao BnR que diversas UBSs fixaram avisos de que o estoque da vacina acabou. Entre as unidades de saúde, estariam SAE, UBS Jardim Reginalice, UBS Jardim Califórnia, UBS Aldeia e também no Posto de Saúde do Engenho Novo.

Boatos sobre macaco encontrado morto

Nos últimos dias, correram boatos nas redes sociais e grupos de mensagens a informação de que um macaco infectado com febre amarela teria sido encontrado morto no Parque dos Paturis, em Carapicuíba. Em nota em sua página oficial do Facebook, a prefeitura da cidade vizinha desmentiu, por meio de uma nota, a notícia e ainda recomendou que os munícipes que receberem a mensagem falsa, que denuncie para que possam ser tomadas providências, pois a vinculação de notícia falsa em redes sociais é crime.

A nota na íntegra 

“NOTÍCIA FALSA – Infelizmente, pessoas de má fé estão aproveitando o assunto da febre amarela para passar notícias falsas, com objetivo apenas de causar o pânico na população.
A Prefeitura de Carapicuíba esclarece que NÃO foi encontrado NENHUM macaco morto no Parque dos Paturis.
Caso você receba esse boato maldoso, em vez de compartilhar como pedem, denuncie aqui na página da Prefeitura para que possamos tomar providências. Afinal, divulgar notícias falsas nas redes sociais é crime.
Compartilhe!”

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!