Aulas da primeira turma da FMB começam quinta (4/2), mas já está marcado vestibular no meio do ano e novas carreiras devem surgir em 2017
Começam hoje as aulas da primeira turma da Faculdade Municipal de Barueri (FMB). São 50 alunos que farão o curso de Redes de Computadores, com duração de três anos. Já está previsto o vestibular para a segunda turma, no meio do ano. As inscrições devem ser abertas em maio. Como ocorreu no último exame, no mínimo 50% das vagas serão reservadas para candidatos residentes em Barueri. Esta primeira turma terá 31 baruerienses e 19 alunos de outras localidades.
A faculdade é um antigo desejo da cidade, que foi adiado mais de uma vez, até que em 2013 o projeto do primeiro curso foi enviado ao Conselho Estadual de Educação (CEE), responsável pela aprovação de instituições municipais de ensino superior.
Depois de analisar o quadro docente e vistoriar as instalações do Instituto Tecnológico de Barueri (ITB) Brasílio Flores de Azevedo, no Jardim Belval, o CEE aprovou em 2014 a criação da FMB, que foi referendada por lei municipal de 29 de abril de 2015.
“Contaram muito na aprovação pelo conselho a infraestrutura disponível e o histórico de bons índices de educação da cidade”, explica Paulo Formigoni, diretor da faculdade. A FMB vai usar neste primeiro ano as instalações do ITB, onde ganhou uma ala separada e compartilhará os laboratórios do curso técnico.
Segundo exigência do CEE, a faculdade tem prazo de dois anos para instalar-se em lugar próprio. Neste período, a prefeitura precisa construir outro prédio ou transferir a instituição para um novo endereço.
A nova faculdade é uma das três únicas gratuitas entre todas as 67 instituições municipais de ensino superior do Brasil. “Isso é muito importante, o aluno pode se matricular sem pagar nada nem ter que conseguir uma bolsa para estudar”, diz Formigoni.
A escolha de Redes de Computadores se deu por dois motivos: a infraestrutura disponível do ITB e as necessidades do mercado local. “Nosso foco é a empregabilidade, então vamos sempre ter como prioridade a formação em áreas em que haja oferta de emprego na cidade”, afirma o diretor.
Essa prioridade aparece nos estudos que vêm sendo feitos para definir quais são os próximos cursos que devem ser criados. Segundo Formigoni, quatro campos de atuação serão levados em consideração: gestão (contabilidade e administração, entre outros), saúde (enfermagem e farmácia, por exemplo), construção civil (engenharia e arquitetura) e educação.
A faculdade tem ambições de crescimento mas, com exceção da segunda turma de Redes de Computadores, já programada para o meio do ano, ainda não há nada definido sobre a expansão da oferta de carreiras. “Vamos fazer tudo com calma, avaliando bem as necessidades e a disponibilidade de recursos”, diz o diretor. De qualquer forma, nos vestibulares para 2017 já devem aparecer novas carreiras.
O curso
A formação de Redes de Computadores prepara o profissional para se tornar um especialista em projetos, suporte de infraestrutura, implantação e manutenção de segurança, administração de servidores e gerenciamento de redes locais e de longa distância. O ITB Brasilio Flores de Azevedo, onde a FMB funcionará este ano, fica na Avenida Grupo Bandeirante, 138, Jardim Belval.