sábado, julho 2, 2022
spot_img
HomeCultura & LazerExposição de arte sacra no Museu Municipal de Barueri

Exposição de arte sacra no Museu Municipal de Barueri

por: Redação

Mostra, que fica no museu de 17/1 a 12/3, apresenta obras das escolas paulista que originaram o barroco brasileiro

dsc_0508-1
Fazem parte da mostra pinturas, esculturas, azulejos e mobiliário produzidosentre os séculos XVII e XIX

O Museu Municipal de Barueri recebe entre os dia 17/1 e 12/3 a exposição Fragmentos do Barroco Brasileiro. A mostra é constituída de peças criadas entre os séculos XVII e XIX, pertencentes à coleção particular de Rafael Schunk, e pretende contar a influência das escolas arte paulistas no barroco produzido no Brasil.

dsc_0500-1
Par de Anjos, do Mestre Valentim, Sec. XVIII

Schunk é arquiteto e mestre em artes visuais, além de colecionador de objetos de arte, e seu acervo, formado a partir do final dos anos 90, abrange peças produzidas desde o surgimento do barroco no Brasil, e meados do século XVII, suas ramificações caipiras até a permanência de arcaísmos na arte moderna. Grandes mestres nacionais estão representados na coleção, entre eles frei Agostinho de Jesus, Mestre de Itu, Mestre do Cabelinho em Xadrez, Mestre Valentim da Fonseca e Silva, José Joaquim da Veiga Valle, Dito Pituba, Dito Luzia e Figureiras de Taubaté.

As escolas artísticas retratadas na mostra e que são base para a arte sacra nacional são Escola Cultural do Vale do Rio Tietê, cujo embrião foi a produção de carioca frei Agostinho de Jesus em Santana de Parnaíba, e que influenciou a produção cultural no sul do Brasil e na América espanhola, e a Escola Cultural do Vale do Rio Paraíba, desenvolvida a partir dos santeiros dos caminhos até o Rio de Janeiro e a Serra da Mantiqueira e que, levada pelos bandeirantes, foi a base do rico barroco mineiro.

A vernissage de abertura da exposição será a partir das 18 horas do dia 17 de janeiro, no Museu Municipal, e contará com a presença do colecionador Rafael Schunk

Serviço

Fragmentos do Barroco Brasileiro
Entrada gratuita
De 17 de janeiro a 12 de março
No Museu Municipal de Barueri
Av. Henrique Gonçalves Baptista, 359, Jardim Belval
De terça a sexta-feira, das 9 às 18 horas, sábados, domingos e feriados das 9 às 14 horas

 

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!