Site da prefeitura mostra tempo de 20 minutos para atendimento, mas a realidade enfrentada por munícipes é outra
Por: Caroline Rossetti
A espera para abrir ficha e ser atendido no Pronto-Socorro Infantil (Sameb) na manhã desta quarta-feira, 20/3, atingiu uma hora. No site da prefeitura, a estimativa era de cerca de 20 minutos, mas essa não foi a realidade enfrentada por pacientes que foram até a unidade de saúde.
Uma leitora do Barueri na Rede, que passou pela situação com a filha de três anos, contou como foi o atendimento. A criança apresentava um quadro de febre e não estava se alimentando. A família retirou senha no PS às 11h40, e só às 12h40 a ficha da menina foi feita. Apenas duas funcionárias estavam no setor, sendo que a unidade tem quatro guichês e estava com a recepção lotada no momento em que a criança foi atendida.
Durante a hora em que mãe e filha esperaram, no site da prefeitura era divulgado que a espera para atendimento no PS Infantil era de 17 minutos, na triagem de 26 minutos e com o pediatra de 23 minutos (no seguinte link). “O que mais me revolta é que mente no site. Que na realidade, estou há uma hora aqui e nem passamos na triagem. Estética não cuida da saúde do município”, desabafou a mãe. Mais uma vez fora do tempo estipulado, a criança chegou à triagem às 13h30 e recebeu uma pulseira amarela, por estar com baixa saturação.
A mãe ainda relatou que, há algum tempo, a filha está indo a um pneumologista da saúde municipal, que a encaminhou para passar com um neuropediatra e um cardiologista. A consulta com o cardiologista está marcada, mas a do neuro, que seria no dia 10/4, foi cancelada e ela ainda não conseguiu remarcar.
Na especialidade, o diretor da unidade disse para a mãe que pode demorar seis meses para conseguir a consulta e que ele não pode fazer nada para ajudar. Justo no dia da tentativa de remarcação, ela contou ao BnR que a agenda do neuro estava abrindo e já não havia previsão de marcação de consulta. “Antes a gente passava no posto, fazia o exame e conseguia a consulta para a mesma semana”, disse a mãe. A criança ainda está esperando o resultado de um exame de sangue, feito no posto do Jardim Belval, que ficará pronto só em 20 dias.
E no PS Adulto…
Do lado do PS Adulto, o setor com problemas na tarde desta quarta-feira foi a área de medicação. Leitores flagraram pacientes deitados no chão aguardando o atendimento e uma sala de espera lotada.
Uma moradora, que presenciou a situação, contou que ficou duas horas e meia na unidade, entre a abertura da ficha e a consulta com o médico. O que ela não considerou demorado, mas, pelo site da prefeitura, deveria durar uma média de 40 minutos.
O que diz a prefeitura
O BnR procurou a prefeitura para esclarecer o atendimento nos PSs Infantil e Adulto e só após a publicação desta reportagem, recebeu retorno.
Com relação ao PSI, a administração municipal afirmou que há uma escala para almoço, que começa às 11 horas. “Nesse período, das três funcionárias do setor, uma estava em revezamento”. Sobre o tempo de espera divulgado no site, foi ressaltado que ele “é calculado automaticamente, via sistema de banco de dados”.
Já sobre o PSA, a nota enviada ao BnR informou que o paciente que estava deitado no chão se recusou a sentar em uma das cadeiras livres do saguão. Foi afirmado que ele foi abordado quatro vezes por seguranças da unidade, inclusive oferecendo cadeira de rodas, mas ele negou. “Houve bastante insistência por parte do PS, mas os funcionários não podem forçar a pessoa a fazer algo a que se nega veementemente”, disse a prefeitura.
Sobre a superlotação na área de medicação do PSA, o governo municipal não se pronunciou. Assim como o motivo da criança de três anos não conseguir marcar consulta com o neurologista, e o porquê do resultado de um exame de sangue demorar 20 dias para sair.