Segundo moradores, o problema só aumenta e mesmo registrando reclamações, nenhuma das empresas que utiliza a rede ou a prefeitura resolvem a questão
O problema é causado por diversas empresas que prestam serviços ao consumidor. É rede elétrica, TV à cabo, telefonia. Não há como saber quem é o responsável por cada fio que se enrola em outro, que fica emaranhados em mais outros. E esse é o problema para o morador: para quem reclamar e pedir providências se numa situação dessas o ‘jogo de empurra’ é sem fim. “Já enviei pelo menos umas trintas mensagens, Enel, Claro, Vivo, Prefeitura de Barueri. Para vários canais, ninguém retorna! Estou tentando até com Anatel”, desabafa a leitora, moradora da Rua Diogo Feijó, no Parque Imperial.
A questão é mais que estética. Fiação de alta tensão, TV e telefonia emboladas, algumas posicionadas baixas, de alta próximas de janelas podem provocar acidentes. O problema é um dos mais registrados no Reclame Aqui, site onde consumidores podem relatar insatisfação com todo tipo de prestação de serviços, a Enel está entre as mais citadas quando o assunto é fiação em excesso.
Algumas cidades tornaram lei a resolução do problema. Em Campinas, por exemplo, a prefeitura tem uma lei que determina a empresa responsável por monitorar a situação dos fios instalados nos postes e multa-a a cada notificação feita e não resolvida. Em Piracicaba acontece o mesmo: por lei, a prefeitura se responsabiliza a fiscalizar e pode aplicar multa para empresas que deixarem fios soltos.
Em Barueri, leitores garantem que com o empurra-empurra das empresas, chegaram a recorrer à prefeitura. “Já tem dois meses que procura alguém para resolver isso. Não é um caso pessoal, isto é ajuda pública. Na minha opinião, a prefeitura é responsável pela manutenção dos bairros, e como já mandei fotos mensagens, se não se interessaram. Eu acho que a segurança da população é de responsabilidade deles. Esses fios podem eventualmente não causar descarga elétrica, mas pode machucar de outras formas “, declarou uma leitora ao BnR.
Questionada, a prefeitura afirmou que “Esse tipo de ocorrência deve ser resolvida pela prestadora de energia. O cidadão pode procurar a Ouvidoria da Enel e também a Ouvidoria Municipal (…) que pode ser facilmente acessada pelo APP Alô Barueri”. O BnR reforçou que o problema relatado nesta reportagem já havia sido reportado à administração pública pelos moradores, ao que foi respondido que a prefeitura cobra da Enel as providências a cada ocorrência.
Alguns dias após os moradores entratem em contato com o BnR, a Enel esteve no local, trocou uma lâmpada e afirmou à moradora que eram fios telefônicos.