Escolas municipais, estaduais e servidores públicos terão expediente reduzido. CPTM aumentará número de trens
Nesta quinta-feira, 14/6, foi aberta oficialmente a Copa do Mundo FIFA – Rússia 2018. E os dias de jogos da seleção brasileira de futebol provocarão mudanças nos horários de alguns serviços públicos.
Por enquanto, o Brasil tem dois jogos marcados em dias úteis: na sexta-feira, 22/6, às 9 horas, joga contra a Costa Rica; e na quarta-feira da próxima semana, 27/6, às 15 horas, enfrenta a Sérvia.
Confira os setores que terão expedientes diferenciados em dias de jogos da seleção:
Escolas e Serviços Municipais
Nas unidades escolares mantidas pela Fieb, na sexta-feira, 22/6, não haverá aula de manhã e as turmas da tarde começam às 13h20. Já na quarta-feira, 27/6, com jogo às 15 horas, as aulas serão normais de manhã e suspensas na parte da tarde.
No sábado, 16/6, o expediente para os servidores municipais e escolas da rede foi publicado no Jornal Oficial de Barueri, por meio do decreto 8.775/2018. De acordo com o texto, nos dias de jogos pela manhã, o expediente nas repartições começa às 13 horas, e com partidas à tarde, o encerramento será às 12 horas.
Escolas Estaduais
Nas escolas da rede estadual, as aulas serão suspensas nos períodos em que acontecerem as partidas. De acordo com o Governo do Estado de São Paulo, em publicação no Diário Oficial na segunda-feira, 12/6, nos dias em que os jogos do Brasil forem de manhã, as escolas voltam a funcionar a partir das 14 horas. Já no caso dos jogos da tarde, as aulas se encerram às 12 horas. Porém, as horas terão que ser repostas, posteriormente.
Detran, Poupatempo e Pró-Sangue
Também seguirão os mesmos horários das escolas estaduais as unidades do Detran e do Poupatempo (na região, de Osasco e Carapicuíba), além dos servidores das repartições públicas estaduais. Já a Fundação Pró-Sangue seguirá os horários normais de funcionamento nos postos de coleta do estado, na região, no HMB em Barueri e no Regional de Osasco.
Trens da CPTM
Nos trens da CPTM, todas as linhas rodarão com um menor intervalo, variando entre 4 e 6 minutos. Na sexta-feira, 22/6, a ampliação da frota será depois do jogo da seleção, das 11 às 13 horas; já na quarta-feira, 27/6, o reforço será antes da partida, das 12 às 15 horas.
Expediente reduzido foi decretado primeiro pelo governo federal
Em âmbito federal, o decreto para os dias de jogos foi assinado pelo ministro do Planejamento, Esteves Colnago, e publicado no Diário Oficial da União (DOU) em 4/6. Com a decisão, os servidores públicos federais trabalharão até as 13 horas, em dias de jogos à tarde, e começarão o expediente depois das 14 horas, quando houver partidas de manhã.
As horas não trabalhadas durante a Copa deverão ser compensadas até o dia 31/10 deste ano. A medida será avaliada pelos superiores de cada órgão, que deverão manter o funcionamento dos chamados serviços essenciais.