sábado, janeiro 22, 2022
HomeCidadeDepois de oito anos, agentes da Segurança têm reposição de fardas

Depois de oito anos, agentes da Segurança têm reposição de fardas

por: Redação

Funcionários trabalhavam com roupas esfarrapadas e rasgadas pelo tempo de uso. Após a entrega, Demutran ainda teve que esperar 15 dias

A prefeitura de Barueri, por meio de seu site institucional, divulgou em dezembro que os agentes do Demutran se apresentariam, a partir de 1º de janeiro, com novo fardamento. A unidade, que faz parte da Secretaria de Segurança e Mobilidade do município, foi a última a vestir o novo uniforme.

Além da demora de oito anos para reposição de toda a vestimenta dos servidores, parte do efetivo ainda teve que aguardar mais 15 dias, já que na primeira quinzena de dezembro de 2021 foram entregues os novos kits para todos os servidores da pasta e, diferentemente dos membros da GCM, que já puderam começar a usar a nova farda, os agentes do Demutran foram obrigados a aguardar até o início de 2022 para aposentar o que ainda restava das peças antigas.

GCM também teve entrega de novo fardamento/Foto: Divulgação

Os novos uniformes da GCM são compostos por fardamento e coletes à prova de bala – com nível de segurança III-A e garantia de seis anos). Já o novo modelo do Demutran obedece a proposição da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), do governo federal e as cores predominantes são preto e amarelo.

Agentes estavam com fardas rasgadas e com sinalização de segurança gastas/Fotos: Redes Sociais-BnR

O Barueri na Rede apurou que os servidores já estavam há tempos insatisfeitos com as condições das roupas. Calças rasgadas, sem jeito mais de conserto, golas esfarrapadas, sinalização – no caso do Demutran – falha ou apagada eram uma rotina e um problema para os agentes. “A gente tinha duas opções. Ou remendar a roupa várias vezes sempre que necessário, ou, quando isso não era mais possível, comprar a peça que não tinha mais conserto com dinheiro do nosso bolso”, contou um dos servidores.

Em 2019, a prefeitura tentou fazer a substituição dos uniformes, mas um problema com a licitação impediu que o processo fosse concluído, fazendo com que apenas alguns servidores recebessem um item ou outro.

Imagem do novo fardamento do Demutran, divulgada no site da prefeitura dia 21/12/2022 (dez dias antes da liberação para uso pelos agentes)

Questionada sobre a demora de oito anos para realizar manutenção nos uniformes dos agentes de segurança e se haverá algum planejamento para evitar que os servidores voltem a se apresentar com roupas em situações precárias, a prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom), limitou-se a explicar que “o tempo decorrido entre dezembro e janeiro na substituição dos uniformes se deve ao prazo para que os agentes de trânsito pudessem realizar os ajustes necessários nos modelos das vestimentas e iniciar a utilização no ano de 2022, de forma padronizada. Atualmente todos os agentes já receberam seus novos uniformes completos”.

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares