domingo, abril 14, 2024
anuncio
HomeCidadeDefesa Civil alerta para raios, alagamentos e deslizamentos nos próximos dias

Defesa Civil alerta para raios, alagamentos e deslizamentos nos próximos dias

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Região Metropolitana terá período de chuvas intensas até domingo, acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento

Os próximos dias devem ser de fortes chuvas em toda a Região Metropolitana, conforme divulgou a Defesa Civil do Estado. Segundo o alerta emitido, haverá um período de chuvas intensas que atingirá todo o território paulista, com início na quinta-feira, 21/3 e permanência até sábado, 23/3, com até 100mm de chuva, principalmente na faixa da Grande São Paulo

Conforme Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), há condições de chuvas de intensidade que variam de fortes e contínuas a moderadas, acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento que podem chegar até 88 km/h, em algumas regiões, além de ondas de 2.5 a 3 metros no litoral até domingo, 24/3.

Há riscos para transtornos relacionados às fortes chuvas como deslizamentos, inundações, alagamentos, enxurradas e raios. Portanto, destaca-se a importância de cuidado especial nas áreas mais vulneráveis.

A temperatura também deve cair, em comparação ao calor extremo dos dias anteriores. Em Barueri, na sexta-feira, 22/3, a mínima prevista é de 17º, com máxima de 20º; já no sábado, a mínima será de 16º e a máxima de 23º; e no domingo, a mínima deve permanecer em 16º e a máxima pode chegar a 25º.


A Defesa Civil recomenda que caso um fio energizado caia sobre um veículo, os ocupantes devem permanecer dentro do automóvel e ligar para o serviço de emergência.

As pessoas que moram em áreas de encosta precisam observar os sinais de movimentação do solo. Durante o processo de deslizamento é comum surgirem rachaduras nas paredes dos imóveis, portas e janelas emperrarem, postes e árvores se inclinarem e água lamacenta escorrer pelo morro. Diante destes sinais, o local deve ser abandonado imediatamente.

Durante as tempestades é importante evitar áreas arborizadas, devido ao risco de quedas de árvores. Jamais enfrentar áreas alagadas ou com enxurradas. Uma lâmina com 15 cm de água pode arrastar uma pessoa e com 30 cm levar um automóvel. Caso haja queda de raios, deve-se abrigar em uma edificação.

A Defesa Civil orienta para que diante de qualquer um desses sinais, seja acionado o número 199. Mais orientações estão disponíveis pelo cadastro via SMS 40199 para o recebimento de alertas.

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!