segunda-feira, maio 20, 2024
anuncio
HomeCidadeControle de Zoonoses alerta para período de maior risco de dengue

Controle de Zoonoses alerta para período de maior risco de dengue

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Pandemia de covid e onda de gripe podem desviar atenção da população para combate ao Aedes aegypt, que também transmite chikungunya, zika e febre amarela

O Departamento Técnico de Controle de Zoonoses (DTCZ) da prefeitura de Barueri está reforçando nessa época do ano as orientações para o combate e a prevenção da dengue na cidade. A pandemia de covid e a onda de gripe podem desviar a atenção da população para a doença.

Os meses de verão, em razão do grande volume de chuvas, são os que oferecem maior risco às pessoas. Conforme dados do Ministério da Saúde, há dez casos notificados de dengue em Barueri, dos quais um foi descartado e nove esperam resultado de exame.

O mosquito Aedes aegypt não é transmissor apenas da dengue, mas também de chikungunya, zika e febre amarela.

É preciso redobrar a atenção e o cuidado para que não surjam focos do mosquito nos recipientes que acumulam água, aqueles que costumam ficar mais expostos no quintal”, ressaltou Marta Chaves Pereira de Lima, diretora do DTCZ.

Por causa da covid, agentes estão evitando entrar nas casas e prestam orientação na parte externa – Foto: Secom/PMB

Outro fator importante é a ação dos moradores, que podem indicar locais abandonados transformados em criadouros da larva do mosquito e denunciar o descuido de proprietários. Basta ligar no horário comercial para o Disque Dengue de Barueri (0800-7717207), onde também é possível receber orientações. A ligação é gratuita.

Em razão da pandemia, o atendimento domiciliar das equipes da Zoonoses não está entrando nas casas. Quando o morador apresentar sintomas de gripe ou covid, os agentes fazem o trabalho externo de orientação com a entrega de material educativo.

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!