terça-feira, maio 28, 2024
anuncio
HomePolíticaCo-deputada eleita, barueriense Rose Soares prevê crescimento do Psol na cidade

Co-deputada eleita, barueriense Rose Soares prevê crescimento do Psol na cidade

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Recém-eleita como co-deputada estadual em mandato coletivo, a presidente do diretório municipal do partido já projeta novas conquistas para a legenda

A vitória do mandato coletivo Pretas, que conseguiu nestas eleições uma cadeira na Assembleia Legislativa, confirmou a tendência de crescimento do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) em Barueri. Esta é a certeza da barueriense Rose Soares, uma das integrantes da candidatura que no início de 2023 assume uma vaga no legislativo paulista como co-deputada.

Atual presidente da legenda na cidade, Rose já havia participado de outra candidatura coletiva em 2020, disputando um cargo de vereadora. Na ocasião, o grupo Juntas por Barueri obteve 3.134 votos, ficando na sétima colocação geral, à frente de 15 nomes que conseguiram se eleger para a Câmara Municipal. O Psol só não fez seu primeiro vereador em Barueri em razão do quociente eleitoral.

Desta vez, tivemos 2.931 votos, o que mostra que já temos um eleitorado importante”, afirma ela. “Agora, estando dentro da Assembleia, com mais estrutura e condição de chegar às pessoas que compartilham das nossas propostas, certamente vamos ampliar nossa força na cidade”, explica. Em 2024, Rose já adianta, o Psol deverá  apresentar um candidato a prefeito.

Rose viveu a vida toda em Barueri

Rose tem 46 anos e viveu a vida toda em Barueri, mais precisamente no Jardim Belval. Ela é concursada na prefeitura na área de educação infantil desde 2009 e foi membro do Conselho Tutelar da cidade de 2011 a 2020. Foi lá que começou a ter contato com as políticas públicas e com temas que se tornaram suas principais bandeiras, como os direitos humanos, a proteção da infância e da juventude, a causa das mulheres e a compreensão da diversidade das pessoas.

Passou a estudar esses assuntos, fez cursos, participou de eventos e ingressou na ação política de vez. “Foi no conselho que entendi a importância de atuar na vida pública”, conta. Em 2019, o assassinato da vereadora carioca Marielle Franco aprofundou sua necessidade de atuar na defesa daquilo em que acreditava.

Já no ano seguinte, filiou-se ao Psol e passou a cogitar a possibilidade de disputar um cargo eletivo. Dentro do partido, encontrou outras mulheres que tinham pensamento próximo e que decidiram criar o Juntas por Barueri para disputar as eleições municipais de 2020, com Rose como nome oficial da candidatura.

Todas tínhamos uma necessidade muito forte de colocar as mulheres pretas e pobres em evidência”, lembra ela. “E esse desejo estava presente de novo agora, em 2022, na nossa candidatura a deputada, recém-eleita”, conclui.

Foi o trabalho da candidatura em Barueri que chamou a atenção do comando estadual do Psol e Rose foi então convidada a participar do grupo que disputaria o mandato coletivo na Assembleia, comandado por Mônica Seixas, que já havia passado pelo mesmo processo em 2018, quando foi eleita pela primeira vez. No total, o Pretas, cujas participantes são de várias regiões do estado, recebeu 106.781 votos.

O mandato coletivo consiste da formação de um time para disputar uma vaga no Parlamento. Oficialmente, pela Justiça Eleitoral, ele é registrado em nome de uma só pessoa, mas o grupo assume o compromisso de atuar e decidir todas as ações coletivamente, como votações em plenário e definição de emendas a ser apresentadas. No caso das Pretas, as co-deputadas vão atuar como assessoras da cadeira e lutar pelas bandeiras que definiram como as prioridades do mandato.

O Psol foi uma das legendas que mais cresceu na eleição deste ano. Teve o candidato a deputado federal mais votado de São Paulo, Guilherme Boulos, com mais de um milhão de votos. Sua bancada na Câmara dos Deputados aumentou, deixando para trás legendas tradicionais. Nos últimos anos, tem liderado no número de novas filiações, especialmente entre jovens e mulheres.

É nisso que aposta Rose Soares ao prever o crescimento do partido na cidade. “A população mais carente, principal vítima do descaso do estado, está mais atenta, como prova nosso desempenho nestas duas eleições em Barueri”, calcula. “Agora, com mais evidência da cidade e no estado, e com o trabalho que pretendemos fazer em defesa dos direitos dessa população, vamos subir para outro patamar.”

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!