terça-feira, maio 17, 2022
HomeCulturaCircuito literário leva personagens do Sitio do Pica-Pau Amarelo aos bairros

Circuito literário leva personagens do Sitio do Pica-Pau Amarelo aos bairros

por: Redação

Para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil, Emília e Tia Nastácia vão contar histórias durante a semana nas Estações Culturais de Barueri

Durante toda a próxima semana, o circuito literário da Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri vai levar a obra do escritor Monteiro Lobato aos bairro da cidade.

As atrizes Rose Chocolate e Diva Caramelo, do programa Culturinha, caracterizadas como a boneca Emília e Tia Nastácia, vão contar histórias para adultos e crianças nas estações culturais do município. Segundo a pasta, o objetivo é incentivar a leitura e ressaltar sua importância na formação humana e cultural das pessoas. 

A programação celebra o Dia Nacional do Livro Infantil, que se comemora em 18 de abril, dia de nascimento de Monteiro Lobato. Ele nasceu há 140 anos em Taubaté, no interior paulista, e é considerado o principal autor infantil brasileiro.

Além do Sitio, Lobato também criou o personagem Jeca Tatu, que denunciava as péssimas condições sanitárias da população pobre na década de 1920. O caipira acabou se tornando símbolo de uma campanha contra a verminose, uma das doenças que mais matavam no estado.

Fora da literatura, ele desempenhou papel importante na industrialização do país. Sua campanha mais conhecida foi para garantir que o petróleo encontrado debaixo do solo brasileiro fosse extraído e processado por uma empresa exclusivamente nacional. Essa luta resultou na criação da Petrobrás.

A programação do circuito cultural vai até sexta-feira. Veja a agenda:

25/4, segunda-feira – 13 horas, Estação Cultural Jardim Maria Helena – rua Praia de Copacabana, 101 – Jardim Maria Helena
26/4, terça-feira – 14 horas Casa das Oficinas – rua Ministro Rafael de Barros Monteiro, 225, Jardim dos Camargos
27/4, quarta-feira – 13 horas, Centro Comunitário Jaraguá Mirim – rua Otacílio Alves Martins, 514, Parque Imperial
28/4, quinta-feira – 13 horas, Estação Cultural Cora Coralina – rua Glória, 630, Parque dos Camargos
29/4, sexta-feira – 14 horas, Gibiteka Max Zendron – Rua Rio Grande do Sul, 234, Vila Boa Vista
Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!