Prefeitura alega que ambulâncias foram doadas pelo Governo Federal e aguardam documentos, mas Ministério da Saúde nega
Quatro veículos de resgate estão parados e abandonados em uma área da Zoonoses, no Centro, há pelo menos dois meses. É o que relatou uma fonte ao Barueri na Rede.
“Há quatro ambulâncias novas, emplacadas, e que estão há pelo menos dois meses embaixo do viaduto do Sameb. Nunca foram usadas”, afirma um leitor que não quis ser identificado. “Além disso, elas são tamanhos doblós, modelo curto que não costuma ser utilizado em resgates, só caberia uma maca infantil no máximo dentro de cada uma delas”, alega.
O BnR apurou ainda que enquanto há ambulâncias que não são utilizadas na cidade, o serviço de resgate teria atendido trabalhos de outras demandas. “Eles também costumam dar uma espécie de ‘carona’ a pacientes de certos locais para os hospitais, mesmo em momentos que não são de emergência”, contou uma fonte.
Sobre o abandono dessas quatro ambulâncias, o motivo do qual seriam utilizadas, e a origem dos veículos, a prefeitura, por meio da Secretaria de Comunicação Municipal (Secom), informou que ‘estes veículos foram destinados à Secretaria de Saúde pelo governo federal e aguardam liberação do documento de transferência para entrar em atividade’.
Após resposta da prefeitura, o BnR procurou o Ministério da Saúde, para saber o porquê do documento de transferência das ambulâncias ainda não ter sido liberado. Porém, para a surpresa, o Ministério da Saúde negou a doação das ambulâncias.
“Em relação ao SAMU, o Ministério da Saúde informa que não consta qualquer tipo de doação de ambulância para o município de Barueri (SP)”, afirmou a nota. “Todas as ambulâncias doadas para o SAMU 192 são realizadas mediante Termo de Doação publicado em Diário Oficial para então ocorrer a retirada do veículo”, concluiu.