Os animais foram devolvidos para seu habitat natural na cidade de Caraguatatuba, no litoral paulista
O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Barueri, que é referência em resgate e recuperação de animais silvestres, devolveu para a natureza 80 aves vítimas do tráfico ilegal. A maioria foi encontrada em condições precárias, como por exemplo, dentro de caixas de papelão, malas e sacolas plásticas.
Após acolher, tratar e reabilitar, o Cetas soltou no litoral Paulista, em Caraguatatuba, oito espécies diferentes de aves (Sporophilas, tiê-sangue, trinca-ferro, bico-de-pimenta, sanhaços, periquitão-maracanã, maitaca verde e periquito-rico).
Segundo o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o tráfico de animais silvestres é o terceiro maior comércio ilegal do mundo. Para denunciar, basta ligar para a Guarda Ambiental (Divisão da Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social) nos telefones 4198-3205 ou 4199-1400.
Com o intuito de ampliar o suporte veterinário aos animais recebidos pelo Cetas, a unidade está sendo reformada. Anualmente, o setor recebe cerca de 1,5 mil animais, e após a conclusão das obras, a capacidade de atendimentos deve dobrar no local – que contará com 10 salas de quarentena, depósito, área de lavagem e administração com oito estações de trabalho.