terça-feira, agosto 9, 2022
HomeCidadeCepad devolve às ruas grupo de dez animais depois de castrados

Cepad devolve às ruas grupo de dez animais depois de castrados

por: Redação

Dez cães e gatos foram vacinados, microchipados e esterilizados antes de voltar para o bairro. Apenas no Jardim Tatiana, devem ser operados 60 animais

Além de limitar a proliferação descontrolada, cirurgia reduz risco de câncer nos bichos

O Centro de Proteção ao Animal Doméstico (Cepad) da prefeitura devolveu na sexta-feira, 13/5, à rua Elias, no Jardim Tatiana, um grupo de dez cães e gatos que vivem na vizinhança. Eles foram castrados como parte do programa CED (capturar, esterilizar, devolver). A ação, que já havia operado 20 animais da região e tem a meta é castrar mais 30 até o início do próximo mês, tem o apoio de protetores de animais e de pessoas do bairro.

O processo todo é realizado em um dia. Os animais são recolhidos em jejum pela manhã, recebem vacina contra a raiva e microchips e passam pela cirurgia. Quando recobram a consciência, são devolvidos a seu lugar de origem.

Além da questão de saúde pública, atendida com a vacinação, o processo aumenta a estimativa de vida dos bichos, pois a castração reduz os riscos de câncer de mama das fêmeas e de próstata e de testículo nos machos. Também interrompe a multiplicação descontrolada dos animais. Em número cada vez maior, eles se tornam um transtorno para a vizinhança e tem baixa qualidade de vida, já que dependem da própria comunidade para se alimentar, o que nem sempre é possível.

Segundo a Secretaria de Comunicação Social da prefeitura (Secom), as ações do CED acontecem há alguns anos e passaram por diversos bairros. A gestão orienta a população a informar a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) sobre locais onde haja grande incidência de animais errantes, também chamados animais comunitários. Também recomenda o apoio aos protetores locais ou procurem o serviço Programa Amigo Pet.

A existência de grandes grupos de cães de rua é uma problema percebido em todas as regiões da cidade. No dia 16/3, o Barueri na Rede publicou reportagem sobre o drama da rua Lapa, no Chácaras Marco. Ali, um grupo de cerca de 15 cachorros de rua preocupavam os moradores. Ele passam o dia perambulando pelo bairro, se envolvendo em brigas e circulando entre carros. A vizinhança havia solicitada ao Cepad a castração do animais. Leia a história:  Animais abandonados preocupam moradores do Chácaras Marco.

 

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!