sexta-feira, abril 19, 2024
anuncio
HomeCidadeCâmara de Barueri relança cartilha que sugere roupas para funcionários e cria...

Câmara de Barueri relança cartilha que sugere roupas para funcionários e cria polêmica

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Guia dá orientações de comportamento a servidores, entre eles, que roupa usar para parecer mais magros

Uma cartilha que dá orientações de bom comportamento para os funcionários da câmara de Barueri, distribuída por email no início da semana, provocou polêmica na cidade e foi parar na imprensa nacional.

O guia propõe uniformizar o comportamento dos servidores, desde a relação com os colegas de trabalho até hábitos voltados a reduzir o consumo de energia. Mas o que chamou a atenção foram dicas de vestuário, em especial para as mulheres.

O manual, por exemplo, sugere que as funcionárias tenham cuidado com roupas curtas e decotes. Mas o ponto mais polêmico é o que explica que tipos de roupas fazem as pessoas parecerem mais gordas.

Em certo ponto, o texto diz que “cores escuras emagrecem e passam sobriedade e segurança; cores claras engordam e passam descontração; faça uma composição que equilibre estes dois fatores”. A frase foi considerada preconceituosa.

Quem primeiro tocou no assunto foi o portal UOL. A partir da publicação, o tema ocupou as redes sociais de Barueri, com críticas à cartilha, e foi parar em outros sites pelo Brasil. As principais críticas diziam que o manual tem linguagem ultrapassada e reproduz preconceitos.

A câmara explicou que o guia é uma publicação criada há mais de dez anos e foi redistribuído por e-mail no início da semana por engano. Segundo comunicado da área de comunicação do Legislativo, um servidor não identificado sugeriu a republicação na caixa de sugestões da entidade.

O informe termina afirmando que “a Câmara Municipal de Barueri repudia e condena toda forma de discriminação e se compromete a aprimorar seu programa de treinamento interno para evitar episódios como este”.

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!