Concessão do estádio, que tem baixa utilização, visa livrar a prefeitura dos custos de manutenção
A Câmara Municipal de Barueri aprovou na sessão de 7/2 projeto enviado pelo prefeito Rubens Furlan que autoriza a concessão da Arena Barueri a uma empresa pública. A intenção é permitir que o estádio, hoje com baixa taxa de uso, seja utilizado para eventos esportivos e culturais promovidos pela futura concessionária. Isso permitirá que o município se livre dos custos de manutenção do local.
A ideia de transferir a gestão da Arena para a iniciativa privada é antiga e em 2021 começou a sair do papel com a criação do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), grupo de servidores formado para dar início ao processo de concessão.
A prefeitura já foi sondada por empresas interessadas, que pretendem tornar o local um centro de eventos, especialmente grandes shows musicais. Hoje, o estádio recebe jogos do Oeste e da Copa São Paulo de Futebol Júnior, finais dos campeonatos amadores de futebol da cidade e eventos culturais e religiosos.
O projeto aprovado pelos vereadores prevê a concessão por até 35 anos e autoriza a concessionária a vender os naming rights do estádio, ou seja, a exploração comercial do nome da arena. A concessionária ficará responsável pelos custos de manutenção e modernização de toda a estrutura.