Empresa alerta para os riscos a quem adota a brincadeira e os problemas que ela provoca para passageiros, motoristas e a própria empresa
A Benfica lançou esta semana uma campanha para combater a rabeira nos ônibus. Ela alerta para os riscos para quem adota a brincadeira e os problemas que a prática provoca para passageiros, motoristas e a própria empresa. “Hoje, temos uma média de sete depredações por semana e o tempo de reparo e liberação do veículo varia de um a dois dias.”, afirma comunicado da companhia sobre o lançamento da campanha.
As mensagens têm sido fixadas nos ônibus mostrando os perigos e danos que são provocados pela brincadeira que pode levar à morte. O trabalho da Benfica é dirigido a todas as cidades da região onde opera, tanto em linhas locais quanto intermunicipais.
No caso de Barueri, existe até uma lei para que proíbe a rabeira e prevê multa para os infratores e apreensão da bicicleta, patinete ou skate, mas não há fiscalização nem orientação sobre como a população deve agir em casos de flagrante.
A empresa afirma que o maior problema da rabeira é o grande risco de morte. Mas ela destaca que o passageiro também acaba sendo prejudicado porque a prática danifica a lataria, as lanternas e placas dos ônibus, que precisam ser encostados para reparos e, com isso, a linha sofre com a falta de veículo.
“Esperamos que essa campanha tenha um efeito principalmente com os pais desses jovens”, diz a campanha. As denúncias devem ser feitas à Policia Militar e à GCM.