quinta-feira, maio 23, 2024
anuncio
HomeCulturaBarueri terá estande na Bienal do Livro de S. Paulo

Barueri terá estande na Bienal do Livro de S. Paulo

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Cidade foi convidada a participar por causa do projeto Dia de Ler Todo Dia, da secretaria municipal de Cultura, que em setembro terá sua terceira edição

bienal2
Bienal é o maior evento literário da América Latina e deve receber mais de 700 mil visitantes este ano/Foto: Bienal do Livro de SP

Barueri vai participar da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que será realizada entre 26 de agosto e 4 de setembro no Anhembi. A cidade foi convidada a participar do maior evento literário da América Latina por causa do projeto Dia de Ler Todo Dia, criado pela secretaria municipal de Cultura e Turismo que terá em 20 de setembro sua terceira edição.

A Bienal do Livro, que este ano chega a sua 24ª edição, terá quase 300 expositores e um público estimado de mais de 700 mil pessoas. No estande de Barueri, além de se inscrever para o Dia de Ler Todo Dia, os visitantes poderão conhecer o Poemômetro e participar do Manifesto pela Leitura.

[sam_ad id=”12″ codes=”true”]

O poemômetro é um aparelho de alta tecnologia desenvolvido para registrar graficamente as emoções de quem ouve um poema. Duas poemologistas atenderão os interessados e darão os diagnósticos e prescreverão as receitas adequadas a cada caso. “Elas farão a devida prescrição, em receituário próprio, dos remédios contra os males provocados pela falta de leitura como a ignorância, a miséria e a violência, entre outros”, explica João Palma, secretário de Cultura de Barueri.

Em lugar de adrenalina, o equipamento faz uma composição de versos escritos por poetas como Padre Vieira, Fernando Pessoa, Cecília Meireles, Drummond e Shakespeare, entre outros.  As emoções vão desenhando um gráfico na tela do computador que o poemologista analisa antes de prescrever os remédios necessários. A orientação pode ser ler mais poesia ou livros de ficção, romance ou biografias, por exemplo.

O Manifesto pela Leitura é uma iniciativa que pretende atrair contribuições dos visitantes e expositores do evento para estimular e possibilitar o aceso à leitura para a população.

Dia de Ler vira evento internacional

diadeler
Edição passada reuniu 1,3 milhão de pessoas/ Foto: Secom

O projeto Dia de Ler Todo Dia foi criado pela secretaria de Cultura de Barueri e teve duas edições no ano passado. A primeira, em abril, teve alcance local, mas a segunda, em outubro, se espalhou pelo Brasil e foi abraçada por 427 cidades. A que será realizada em 20 de setembro vai ultrapassar as fronteiras do Brasil.

O princípio é simples. No dia marcado, quem quiser participar tem que dedicar algum momento à leitura. É só ler um trecho de um livro ou contar uma história em voz alta, sozinho ou em grupo. Depois, basta enviar à secretaria de Cultura fotos ou vídeos da atividade. Na edição de outubro passado, mais de 1,3 milhão de pessoas participaram.

Informações e inscrições: www.diadelertododia.com/

Postagens Relacionadas
- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!