sábado, maio 18, 2024
anuncio
HomeCidadeBarueri realiza Dia D para multivacinação. Baixa adesão preocupa

Barueri realiza Dia D para multivacinação. Baixa adesão preocupa

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Ação tenta reverter a tendência de queda nos índices de cobertura vacinal, que estão muito abaixo do necessário para garantir a segurança da população

O frio, que chegou com força e antes do previsto, trouxe também o risco de doenças respiratórias, como o da gripe e do resfriado, mas que podem ser evitadas quando a pessoa está com as vacinas em dia. Apesar de ter a imunização disponibilizada gratuitamente, a adesão às vacinas está muito abaixo do estabelecido pelas autoridades de Saúde do Brasil.

Para tentar reverter o quadro, que é preocupante, será realizado no próximo sábado, 28/5, o Dia D para multivacinação em todo o Estado de São Paulo e Barueri fará parte da ação. O objetivo é atingir as diretrizes do Programa Nacional de Imunização e da Secretaria de Estado da Saúde, que estabelece meta de proteção de 90% da população conforme cada público-alvo preconizado.

Em Barueri, durante todo o sábado as UBS da rede municipal estarão abertas das 8 às 16 horas para aplicar doses contra Influenza, Sarampo e Covid. Cada público tem suas especificidades de acordo com a vacina mas todos podem procurar os postos sem agendamento prévio.

As iniciativas de vacinação contra Sarampo e Influenza acontecem concomitantemente a de combate à Covid-19, sendo que, conforme as diretrizes técnicas do Ministério da Saúde, não é necessário intervalo entre as doses para todos os que sejam maiores de 18 anos. Nos casos da imunização contra a Covid em crianças, recomenda-se um intervalo de 15 dias entre a dose  desta vacina e os demais imunizantes.  É importante comparer à unidade de saúde com documento original, CPF ou cartão SUS e a caderneta de vacinação, principalmente as crianças.

Imunização contra o sarampo: No grupo prioritário para a vacinação contra sarampo estão as crianças de seis meses a menores de cinco anos e os trabalhadores da saúde.

Vacina contra a influenza: Para a imunização contra a Influenza o público-alvo é composto por idosos com mais de 60 anos, trabalhadores da área de saúde, crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais quilombolas, professores, pessoas com deficiência, comorbidades, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional.

Atualização proteção contra covid

Estão sendo aplicadas a 1ª, a 2ª, a 3ª e a 4ª doses do imunizante. Primeira dose: disponível a todas as pessoas a partir de 5 anos de idade. Segunda dose: disponível para pessoas a partir dos 5 anos nas seguintes condições:
– Coronavac: 28 dias após 1ª dose;
– AstraZeneca: 8 semanas (56 dias) após 1ª dose;
– Pfizer: 21 dias após 1ª dose para pessoas com 18 anos ou mais; 56 dias para crianças de 5 a menores de 12 anos;
– Janssen: 2 meses após 1ª dose

Terceira dose: disponível para pessoas com mais de 18 anos que tomaram a segunda dose há pelo menos 4 meses; Pessoas com mais de 18 anos que tomaram a vacina da Janssen há pelo menos 2 meses da 1ª dose; Pessoas com alto grau de imunossupressão com mais de 18 anos que tomaram a segunda dose há pelo menos 28 dias. Quarta dose: disponível para pessoas imunossuprimidas com mais de 18 anos e que tenham tomado a terceira dose há 4 meses no mínimo.

Locais Dia D – sábado, 28/5

UBS Armando Gonçalves de Freitas (em reforma) Atendimento no Ginásio de Esportes Dalmo Martins Duarte – rua Padre Cícero Romão, 384, Parque Imperial

 

UBS Amaro José de Souza Rua Petrolina, 178, Jardim Mutinga

 

UBS Maria Magdalena de Macedo Rua Vicente Nunes Ribeiro, 284, Jardim Santa Cecília

 

UBS Benedito Oliveira Crudo (em reconstrução) Atendimento no 1º andar do Centro de Especialidades – Rua Benedita Guerra Zendron, 225, Vila São João

 

UBS José Francisco Caiaba Avenida da Aldeia, 230, Aldeia de Barueri

 

UBS João de Siqueira Rua Canal da Mancha, 259, Jardim Regina

 

UBS Pastor José Roberto Rossi Rua Santo Antônio, 21, Jardim Califórnia/Vila Ceres

 

UBS Dra. Elizabeth Izilda Duleba Rua Paraíso, 101, Chácaras Marco

 

UBS Hermelino Liberato Filho Praça Sem. Teotônio Vilela, s/n, Jardim Belval

 

UBS Dra. Kátia Kohler Rua Maria de Fátima, 511, Engenho Novo

 

UBS Pedro Izzo Rua Evereste, 26, Jardim Esperança

 

UBS Raquel Sandrini Ruela Rua Giovani Atílio Tolaini, 37, Jardim Maria Helena

 

UBS Maria Francisca de Melo Estrada dos Pinheiros, 523, Parque Viana/Votupoca

 

UBS Hélio Berzaghi Av. Marginal Direita, 486, Jardim Paulista/Votupoca

 

UBS Dr. Adauto Ribeiro Av. Zélia, 950, Parque dos Camargos

 

UBS Edini Cavalcante Consoli Rua João Cabral de Melo Neto, s/n, Jardim Tupan

 

UBS Vince Nemeth (em reforma) Atendimento na UBS Edini Cavalcante Consoli – rua João Cabral de Melo Neto, s/n, Jardim Tupan

 

UBS Júlio Lizart Rua Orinoco, 137, Vale do Sol

 

 

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!