quarta-feira, setembro 18, 2024
HomeCidadeBarueri integra rede de atendimento a animais silvestres vítimas de incêndios

Barueri integra rede de atendimento a animais silvestres vítimas de incêndios

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Governo paulista instalou 26 unidades de alerta para atender animais resgatados de queimadas ou atropelados em rodovias ao fugir do fogo

Diante dos inúmeros focos de incêndio relatados nos últimos dias, o Governo de São Paulo organizou uma rede de atendimento e reabilitação no Departamento de Fauna Silvestre, para receber animais vítimas de incêndios florestais.

Até o momento, há 26 unidades integradas que estão em alerta para atender animais resgatados das queimadas e de animais que são atropelados em rodovias ou em áreas urbanas, ao tentar fugir das chamas.

Nos últimos 10 dias, em apenas 4 cidades, 47 animais vítimas do fogo foram atendidos e 31 deles estão em recuperação, enquanto que 16 morreram.

As 26 unidades integradas estão em Barueri (atendendo a Região Metropolitana de São Paulo); Campinas (Araras, Jundiaí, Santa Bárbara d´Oeste); Sorocaba (Botucatu, São Roque); Baixada Santista (Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Peruíbe, Praia Grande); Vale do Paraíba (Lorena, São José dos Campos, São Sebastião, Taubaté, Ubatuba); Vale do Ribeira (Cananéia); Ribeirão Preto; Marília (Assis) e Franca.

Entre as causas de morte relatadas entre os animais vítimas dos focos de incêndio, estão insuficiência respiratória, queimaduras e complicações advindas da queimadura ou da inalação de fumaça tóxica.

A orientação das autoridades é que caso seja encontrado um animal ferido ou debilitado, que a pessoa entre em contato com a Polícia Militar Ambiental, pelo número 190; com o Corpo de Bombeiros, pelo número 193; ou com a Guarda Municipal para que o resgate seja realizado. Não é indicado mexer no animal ou oferecer algum alimento, por exemplo.

No caso de uma clínica veterinária não especializada em animais selvagens receber algum animal, deve entrar em contato com alguma das unidades do Cetras do estado, cuja lista pode ser consultada pelo link https://semil.sp.gov.br/sma/gestao-fauna/.

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!