Operação visava desarticular quadrilha que atuava de maneira violenta entre Campinas e a Grande São Paulo
Uma força-tarefa da Polícia Federal, do Gaeco do Ministério Público, em parceria com as polícias Militar e Rodoviária, cumpriu quatro mandados de prisão temporária e três mandados de busca e apreensão em Barueri, na terça-feira, 3/9.
A Operação Vitreum, assim denominada em alusão à prática dos criminosos de quebrarem os vidros das janelas dos veículos, foi deflagrada para desarticular uma associação criminosa especializada em roubos de cargas e caminhões, que atuava de maneira violenta entre Campinas e a Grande São Paulo. Ao todo, foram registradas ao menos 20 ocorrências de crimes do gênero realizados pelos criminosos.
As investigações foram conduzidas pelo grupo especializado em repressão a crimes de roubo de cargas da Delegacia de Polícia Federal, em Campinas, com início em maio deste ano, quando houve o registro de um roubo de carga planejado e não executado em Santana de Parnaíba.
A polícia identificou que os criminosos abordavam os motoristas de caminhões estacionados, em geral dormindo. Eles eos rendidos e levados para cativeiros. O objetivo da quadrilha era roubar as cabines das carretas.
Todos os mandados foram expedidos pela Vara Única da Comarca de Santana de Parnaíba e cumpridos em Barueri, onde moravam os criminosos. Um quinto integrante da associação criminosa também foi preso.
Além das prisões, a operação apreendeu veículos, armas de fogo de calibre restrito, bloqueadores de sinal (jammer), celulares e documentos.
Os suspeitos responderão pelos crimes de roubo e associação criminosa.