A votação é feita online e os animais indicados estão entre os que já foram atendidos pelo Cetas
A Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) lançou uma campanha para a escolha do novo mascote do Meio Ambiente de Barueri. São cinco os animais escolhidos para concorrer ao título: a coruja, o tamanduá-mirim, o papagaio, a ararajuba e o cachorro-do-mato.
Esses animais foram escolhidos por terem sido tratados e curados no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Barueri, que frequentemente recebe e reabilita animais (veja matéria).
Quem quiser votar para ajudar a escolher o novo mascote tem até o dia 12/5 e para participar basta acessar o site oficial da Prefeitura de Barueri, preencher o formulário on-line, escolhendo o bichinho preferido e colocar nome e telefone.
O resultado será divulgado no dia 10/6, data em que se comemora o Dia do Meio Ambiente.
Quem são os concorrentes à mascote do Meio Ambiente
Coruja – É uma ave que possui hábitos notívagos e voo silencioso. Alimenta-se de pequenos mamíferos, insetos e aranhas. Curiosamente é um animal que pode girar a cabeça e o pescoço em até 270º em qualquer direção. Tem olhos grandes, mas não consegue mexer os globos oculares.
Tamanduá-mirim – É um mamífero que vive, geralmente, em florestas e se alimenta, preferencialmente, de formigas e cupins. Chega a medir até 105 cm de comprimento, tem longas garras nas patas anteriores e caminha apoiando o peso sobre os pulsos dos membros próximos à cabeça. Pode ser preto ou marrom e chama a atenção por causa da pelagem.
Papagaio – Considerado o símbolo do Brasil, é uma ave de cor predominantemente verde, além de azul e amarela. Chega a ter 38 centímetros de comprimento, pesa aproximadamente 400 gramas e pode viver cerca de 80 anos. Chamado de papagaio-verdadeiro, ele repete o que ouve de seus donos, destacando-se como uma das espécies de aves mais inteligentes do mundo.
Ararajuba – É uma ave vistosa do Norte do Brasil, tendo como maior registro de aparição o Estado do Pará. Mede até 35 centímetros de comprimento, possui um conjunto de penas em tom brilhante (amarelo-ouro) e as pontas das asas na cor verde-oliva. Está ameaçada de extinção em razão da destruição das florestas onde vive e pela caça ilegal.
Cachorro-do-mato – Mamífero da família dos canídeos, é encontrado em toda América do Sul. Um caçador solitário, mede em média 65 centímetros de comprimento e chega a pesar até 8 quilos. Tem pele cinza-claro de base amarelada, e faixa dorsal negra. Sua alimentação é composta por frutas, ovos, artrópodes, anfíbios, répteis, pequenos mamíferos, crustáceos em rios e carcaças de animais mortos. Vive em cerrado, florestas, matas arbustivas, caatinga, planícies e campos. A fêmea reproduz duas vezes ao ano e pode gerar de três a seis filhotes por ninhada.