segunda-feira, junho 24, 2024
anuncio
HomeCidadeBarueri celebra dia de Nossa Senhora da Escada

Barueri celebra dia de Nossa Senhora da Escada

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Ponto facultativo em Barueri, festa da padroeira terá missa, procissão, quermesse, show no José Corrêa e exposição no Museu Municipal

Na terça-feira, 21/11, é comemorado o dia de Nossa Senhora da Escada, oficialmente a padroeira da Aldeia de Barueri desde 1967, já no município, a data foi estabelecida como ponto facultativo no ano de 2015, com o Decreto 8.281/2015.

Na programação da festa da padroeira será realizada uma missa solene, que será presidida pelo Bispo da Igreja Católica, Dom João Bosco, na terça-feira, 21/11, às 20 horas na matriz de Nossa Senhora da Escada, que fica na Praça Nossa Senhora da Escada, número 221, na Aldeia de Barueri. No mesmo dia, haverá uma procissão saindo às 19 horas da Comunidade São José Operário, na Avenida Aldeia, número 152, Nova Aldeinha.

No domingo, 19/11, será realizada uma quermesse no Ginásio José Corrêa, que terá show gratuito do cantor católico Thiago Brado, às 18 horas. A quermesse segue para a igreja matriz de Nossa Senhora da Escada na segunda, 20/11, e na terça-feira, 21/11.

Museu Municipal faz exposição especial

O Museu Municipal, localizado na Avenida Henrique Gonçalves Baptista, 359, no Jardim Belval, também apresenta uma exposição em homenagem à santa. Dentre os itens da exposição estão as cartas da época do aldeamento, além de peças do acervo permanente do museu, como o busto do padre José de Anchieta, a imagem de Nossa Senhora da Escada, ossadas que foram retiradas da Aldeia quando foram realizados trabalhos arqueológicos no local, e painéis da Aldeia de Barueri.

A exposição de Nossa Senhora da Escada permanece no Museu Municipal até 7 de janeiro de 2018 com entrada gratuita e horário de visitação de terça à sexta-feira, das 9 às 20 horas, e de sábados, domingos e feriados, das 9 às 14 horas.

Tudo começou na Aldeia

Capela original é hoje um anexo da igreja matriz/ Fotos: Divulgação
Capela original é hoje um anexo da igreja matriz/Fotos: Divulgação

O dia 21 de novembro é celebrado em Barueri como o dia de Nossa Senhora da Escada pois nessa mesma data em 1560, época do aldeamento, o padre jesuíta José de Anchieta rezou a primeira missa na capela de Nossa Senhora da Escada, o que a tornou a padroeira da cidade que estava nascendo.

A partir de 1561, os padres passaram a realizar procissões à santa, que teve imagem trazida de Portugal e hoje é tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

A capela de Nossa Senhora da Escada recebeu a categoria de tombamento provisório pelo Conselho de Patrimônio e Cultura de Barueri em 1998, e é considerada um dos pontos turísticos mais importantes de Barueri, uma vez que figura como o local onde a cidade começou.

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!