Pets precisam, obrigatoriamente, ter o Registro Geral Animal (RGA) – que é gratuito, assim como as cirurgias de esterilização. Cadastros devem ser feitos online
A prefeitura de Barueri anunciou um total de 250 vagas para castração de cães e gatos na segunda semana de novembro. Para o agendamento, que será feito à partir das 8 horas do dia 8/11, quarta-feira, os tutores precisam acessar o Portal Pet e o animal já deve ter o Registro Geral Animal (RGA).
Como em todas as edições, o mutiração de castração é gratuito e indicado para animais entre os sete meses e sete anos. Os pets precisam ter o registro (clique aqui para fazer cadastro do RGA) vinculado ao CPF e e-mail do cadastro do responsável. As vagas costumam esgotar em pouco tempo, então é indicado que os interessados fiquem atentos à data e horário do início do agendamento. Para o dia 8/11, as vagas para a castração foram divididas em 80 para caninos machos, 60 para caninos fêmeas, 60 para felinos machos e 50 para felinos fêmeas.
Os dias e locais para a cirurgia são informados no momento do agendamento. No dia do procedimento, é imprescindível que os tutores observem as instruções pré-operatórias para que a cirgurgia seja realizada e a segunça do animal seja garantida. Também no dia determinado, o tutor precisa ter em mãos, e assinado, o Termo de Autorização (acesse aqui) para a realização do procedimento cirúrgico.
No dia da castração será permitida a presença somente de uma pessoa maior de 18 anos por pet e com condições de conter o animal. Caso o tutor tenha mais de um animal, deverá solicitar ajuda a uma pessoa, também maior de idade. Os cães devem estar com coleiras, guias e focinheiras; já os gatos devem permanecer em caixas de transporte apropriadas. A pessoa que acompanhar o animal deve conhecer seu histórico de saúde e de vida.
Recomenda-se que roupinhas, ou colares, pós-operatórias sejam levadas para o fim do procedimento, evitando que os animais acessem o local onde foi feita a cirurgia. Não haverá atendimento de animais sem agendamento.