domingo, junho 16, 2024
anuncio
HomeCidadeAumento de casos leva Barueri a fazer alerta para vacinação contra meningite

Aumento de casos leva Barueri a fazer alerta para vacinação contra meningite

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Cidade teve 52 casos confirmados este ano. Campanha de multivacinação, que vai até o fim do mês, contempla imunização contra a doença

O aumento do número de casos de meningite, tanto na cidade quanto no estado, levou a prefeitura de Barueri a reforçar o alerta para a atenção com a vacinação contra a doença. O principal motivo para o crescimento de registros, segundo as autoridades de saúde, é a baixa adesão às vacinas. Em 2022, em Barueri, as taxas de vacinação estão abaixo dos 70%.

Este ano, a cidade registrou 154 notificações da doença, e 52 deles foram confirmados, dos quais 29 de origem viral, a menos agressiva. Houve cinco mortes, mas nenhum caso de meningite meningocócica ou de meningococemia, que são as formas mais graves.

A vacina da meningite está inserida na campanha nacional de multivacinação que vai até o fim do mês. Para se vacinar, basta que a criança ou adolescente dirija-se à UBS mais próxima acompanhada de um responsável e levando a carteira de vacinação e um documento com foto para receber a dose.

A prefeitura esclarece ainda que a vacinação deve ser encarada como uma ação corriqueira pelos pais, ou seja, que o calendário vacinal seja obedecido e a caderneta esteja sempre atualizada. Em caso de dúvida, isso pode ser conferido também nas UBS.

A meningite é uma inflamação das meninges, que são as três membranas que envolvem o cérebro e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central, e atinge na grande maioria crianças de zero a 12 anos.

A meningite viral, que havia sido extinta no Brasil, voltou a se espalhar pelo país. Uma das razões é a queda na taxa de vacinação das crianças, que são as principais vítimas da doença. Números das autoridades da saúde mostram que mais de 700 pessoas haviam morrido de meningite até setembro no ps.

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!