quarta-feira, junho 19, 2024
anuncio
HomeCidadeApós anos de abandono, prefeitura anuncia reforma do Museu Municipal

Após anos de abandono, prefeitura anuncia reforma do Museu Municipal

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Prédio histórico com mais de 100 anos de idade padece com o descaso. Há pelo menos cinco anos vêm sendo feitas promessas de restauração, nunca realizadas

A prefeitura de Barueri anunciou esta semana que vai iniciar, sem citar data, a reforma do Museu Municipal. A restauração deve pôr fim à situação de abandono, que já dura anos, em que se encontra o casarão, no Jardim Belval.

Hoje, o prédio sofre com o desgaste natural do tempo, mas também com falta de manutenção de suas instalações, que inclui salas fechadas em razão de problemas graves de estrutura e avarias de grande porte no teto da construção.

Construído em 1920 como sede de uma fazenda que havia no Jardim Belval, o casarão é um dos últimos remanescentes dos primeiros anos da cidade. Comprado em 1992 pela prefeitura, inicialmente abrigou uma biblioteca até ser transformado no museu oficial do município em 2000.

Desde então, o prédio vem sofrendo com questões ambientais e descaso. Em 2018, quando já apresentava problemas graves, a prefeitura anunciou que iria reformá-lo para as festividades de celebração dos 70 anos de emancipação da cidade no ano seguinte, mas nada foi feito.

Em fevereiro de 2020, o local teve que ser fechado em razão da grande enchente que alagou as redondezas e danificou seu acervo. Hoje, parte do telhado está avariada, com ameaça de desabar e permitindo que em dias de chuva a água tome as dependências.

O anúncio da reforma divulgado pela prefeitura afirma que serão restaurados pisos, portas e caixilhos, ferragens e soleiras em madeira. Também está prevista a recuperação dos tradicionais tijolinhos de sua fachada, pintura das dependências, substituição do telhado de barro e instalação de um elevador.

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!