Medida começou a vigorar na sexta-feira, 26/11, para ajudar a conter o aumento da proliferação da doença. Estado registrou 22 mil casos no sábado
Acompanhando entendimento do governo estadual, a prefeitura de Barueri tornou obrigatória a volta do uso de máscaras nos ônibus que circulam na cidade. A medida, que começou a valer no sábado, 26/11, faz parte do esforço para conter o crescimento da covid no estado.
A proibição na capital e nos meios de transporte estaduais foi decidida na terça-feira, 25/11. A decisão alcançava ônibus na cidade de São Paulo, trens metropolitanos e metrô. O governo do estado orientou os municípios a adotar a medida no âmbito municipal.
O uso de máscaras no transporte público vigorou do início da pandemia até setembro deste ano, quando foi suspenso porque os índices de registros da doença tinham caído a um nível que as autoridades sanitárias consideraram seguro.
No entanto, o número de casos de covid e de internações tem subido nos últimos meses, tendo chegado a 22 mil casos diários no estado no último sábado.
Um dos motivos apontados para a volta da covid é a baixa taxa de vacinação de vários setores da população. Por isso, os órgãos sanitários insistem que as pessoas que estejam com o calendário vacinal desatualizado procurem os postos de vacinação para regularizar sua situação.