sábado, maio 18, 2024
anuncio
HomeCidadeAberto processo seletivo para formação em artes

Aberto processo seletivo para formação em artes

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Cursos de teatro, música, dança e leitura são reconhecidos pelo MEC e visam a preparar os estudantes para o mercado de trabalho

Estão abertas e vão até 10 de fevereiro as inscrições para a primeira turma dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) em artes da Secretaria de Cultura e Turismo do município, realizados em parceria com a Fundação Instituto de Educação de Barueri (Fieb). Eles são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e permitem que o aluno elimine matérias em cursos de nível médio ou até de graduação, dependendo da instituição de ensino.

É um primeiro passo para quem quer investir na formação profissional, pois já prepara para o mercado de trabalho”, explica Adriana Celi Castelo, coordenadora do projeto e diretora das oficinas culturais da Secretaria de Cultura. Segundo ela, profissionais de referência em cada área serão convidados para participar de atividades curriculares como forma de fortalecer o conteúdo.

oficinasX
Oficinas não oferecem certificação, ao contrário da FIC/Foto: Secom-PMB

Adriana diz também que há muita diferença entre os novos cursos de FIC e as oficinas culturais mantidas pela secretaria. De acordo com ela, as oficinas têm como finalidade aproximar as pessoas da arte em diversos níveis, oferecendo do puro lazer até uma experiência que possa levar o aluno a ter interesse em trabalhar na área. Já a FIC é voltada para quem decidiu investir numa carreira.

Os cursos são de teatro, dança, música e leitura e terão carga de 160 horas, com duração de um ano. Serão quatro horas semanais à noite ou, no caso de dança, aos sábados. Para participar da seleção, além da inscrição, os interessados precisam demonstrar experiência na área escolhida. No caso de mediação de leitura,  precisa ter 18 anos e ensino médio completo.

A iniciativa atende a uma demanda de estudantes que pediam um curso de profissionalização na cidade”, explica Adriana, dando como exemplo pessoas que já dão aula mas não tem formação técnica.

Currículos

O curso de teatro contempla interpretação, jogos teatrais, pesquisa corporal, voz do ator em cena e montagem de palestra.

A formação de música terá orientações da estrutura musical, percepção e instrumento ou canto.

O currículo de dança é composto por balé clássico, musicalidade em cena, história da dança, dança urbana, prática docente e produção em dança.

Como são voltados para quem já tem vivência na área, os candidatos passarão por uma etapa de avaliação.

Já o curso de mediação de leitura dirige-se a interessados em trabalhar nas áreas de Educação, Pedagogia e Letras. A formação vai preparar o profissional para atuar como contador de histórias e para definir conteúdos de atividades de leitura, por exemplo. Também trabalhará questões como simbolismo, propostas de intervenção e leitura na primeira infância.

Formação Inicial e Continuada

Todos os cursos são gratuitos. As inscrições vão até 10 de fevereiro no Centro Cultural de Barueri (rua Mônaco, 260, Parque Santa Luzia). A seleção será realizada de 13 a 17 de fevereiro e as aulas começam na primeira semana de março. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 4199-1600.

Postagens Relacionadas
- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!