terça-feira, maio 21, 2024
anuncio
HomeCidadeVistoria aponta irregularidades no setor de raios X no Sameb

Vistoria aponta irregularidades no setor de raios X no Sameb

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Conselho de radiologia encontrou problemas tanto no pronto-socorro infantil quanto no adulto

O Barueri na Rede recebeu a denúncia de que o Pronto-Socorro Central, Infantil e Adulto, conhecido como Sameb, vem enfrentando a falta de equipamentos de raio X. Após uma vistoria do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia (CRTR-SP) para checar as irregularidades, a prefeitura afirma que sanou os problemas encontrados.

No PS infantil, o relato era de que não havia máquina de raio X portátil e que o raio X fixo estava quebrado. Já do lado do PS adulto, os problemas estavam relacionados à ausência de itens de proteção para os técnicos de radiologia, equipamento sem licença de funcionamento e à falta da luz de segurança da sala de raio x, o que dava brecha para pacientes abrirem a porta do ambiente durante a realização exames, expondo-os à radiação.

A denúncia também chegou ao CRTR-SP, que enviou uma equipe a Barueri na terça-feira, 13/11, para verificar o caso. Em resposta a solicitação do BnR, o conselho informou que a fiscalização encontrou uma das três salas de raios X desativada, “o aparelho foi retirado e aparentemente não se sabe para onde foi levado”, afirma a instituição. Durante a vistoria, um dos equipamentos quebrou, ficando apenas uma sala para suprir a demanda, “o que gerou uma espera de duas horas para o atendimento e realização dos exames de raios X”, segundo nota do CRTR.

O órgão informou também que nenhum dos técnicos de radiologia têm o dosímetro, equipamento imprescindível para contabilizar a exposição dos profissionais à radiação. Também foram constatados o não funcionamento da luz de sinalização, que fica fora da sala de raios x, e o número insuficiente de equipamentos obrigatórios de radioproteção, como avental de chumbo e protetor de tireoide.

Além disso, a equipe do conselho concluiu que o quadro de funcionários está reduzido, sobrecarregando os profissionais que trabalham no local. A comunicação do órgão afirmou que, após a fiscalização, emitiu um relatório que foi entregue à administração da unidade de saúde e que o Corpo Jurídico notificará a Vigilância Sanitária.

O BnR procurou a prefeitura de Barueri para esclarecer as questões levantadas na vistoria. Com relação ao PS infantil, a Secretaria de Comunicação (Secom) afirmou que o “raio X portátil está em pleno funcionamento e o raio X fixo está funcionando normalmente”. Sobre o PS adulto, a informação é de que os equipamentos de proteção dos técnicos de radiologia chegaram na quarta-feira, 14/1, e a luz de segurança da sala de raio X já foi consertada. A administração completou que desconhece a falta de licença de funcionamento de equipamentos.

O Sameb é alvo frequente de queixas de usuários e uma das principais preocupações da prefeitura. Prova disso é que o prefeito Rubens Furlan tem feito vistorias de rotina no local. A última visita foi realizada na véspera da inspeção do conselho para a inauguração de quatro novas salas de atendimento do pronto socorro.

 

Postagens Relacionadas

Deixe sua resposta

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!