Vila do Sapo fez um 1 a 0 no Ganga e alcança o segundo lugar. Atuais campeões caem para quarto com a derrota
Em rodada movimentada, o Petrolina, do Jardim Mutinga, confirmou a liderança da primeira divisão do Campeonato Municipal de Futebol de Barueri ao bater a equipe do Classe A por 2 a 1, na manhã deste domingo, no campo do Jardim Silveira. No clássico da Zona Norte o Vila do Sapo venceu o Ganga e ultrapassou os rivais na tabela. O campeões ainda perderam mais uma posição para o Argentinos Jrs, que passou pelo ABC Califórnia também pela contagem mínima.
Destaque também para o Comunidade Vale do Sol, que se recupera de um início ruim, venceu nas duas últimas rodadas, neste domingo fez 4 a 1 no Sport Aldeia, e subiu quatro posições, ocupando agora a quinta colocação. Nos demais jogos os dois lanternas ganharam pela primeira vez: Noroeste bateu o instável Ceará por 2 a 0 e o GR Olga passou pelo Pindorama pelo placar de 2 a 1.
Vila do Sapo 1 X 0 Ganga
O jogo que abriu a rodada de domingo no CT Vila Porto foi muito movimentado, com alguns lances mais ríspidos, só decidido no final da partida, com um gol do lateral Bafo, que de a vitória para a equipe do Engenho Novo.
Com mais mobilidade no meio de campo, o Sapão teve maior controle do jogo no primeiro tempo, mas deixou o conta ataque aberto para o seu rival. O Ganga marcava pressão e dificultava a saída de bola do Vila do Sapo, que muitas vezes teve que colocar o goleiro William para trabalhar.
Quando conseguia vencer a marcação dos atacantes e meias do Ganga, a equipe do Engenho penetrava no linha defensiva adversária, com boa troca de bola entre Fernando, Kaká e Everton. Por outro lado, o time do Jardim Paraíso desperdiçava inúmeras jogadas de contra ataque, por afobação ou má pontaria.
Na segunda etapa o Ganga mudou sua proposta de jogo, no início, e passou a procurar mais a iniciativa, com Café, Willy e Gui, que substitui Fabinho, acionando Monstro e Messi. Esse domínio durou até os dez minutos e a partir daí o Vila do Sapo retomou o controle do meio de campo e fez valer a suas variadas opções do banco de reservas.
Com jogadores mais descansados e avançando o zagueiro Bebê para jogar de centroavante, o Vila passou a levar mais perigo ao gol de Niomar, até que aos 27 minutos o goleiro do Ganga soltou a bola em chute de longe de Fabiano, o meia Kaká ajeitou para Bafo abrir o placar.
O Ganga ainda tentou um alteração que tem dado certo, avançando Guilherme para a meia nos últimos minutos. Mas o Sapão ainda teve uma grande chance com Bebê chutando à direita de Niomar, e um gol de Bebê anulado por impedimento em outra soltada de bola do goleiro.
Nos acréscimos, ja com um a menos em razão da expulsão de Messi por entrada dura em Everton, Guilherme quase guarda em cobrança de falta, obirgando William a excelente defesa no ângulo superior direito. Foi a última oportunidade. Final, Vila do Sapo 1 a 0.
No campo do Jardim Silveira, à tarde, jogaram o Pindorama, então quinto colocado, e o Olga, lanterna da competição. Antes do início, o técnico do Olga pediu garra ao time e disse para jogarem pelos três pontos. E eles vieram. Com dois gols na etapa inicial, o Olga venceu a partida por 2 a 1 e obteve sua primeira vitória no campeonato.
O jogo começou embolado no meio campo com algumas escapadas de ambos os lados. Aos quatro minutos, após cobrança de escanteio, a bola foi afastada, Jeferson dominou na direita e cruzou rasteiro para Maurício abrir o placar para o Olga.
Um pouco melhor em campo, o Olga chegou ao segundo gol aos 23 minutos. Em contra ataque rápido, Léo cruzou na entrada da área, Pelé ganhou a disputa pelo alto e Dito aproveitou para ampliar com um belo chute.
O time do Pindorama se mostrava nervoso e as bolas que chegavam ao ataque, esbarravam na boa atuação do goleiro Ederson. Mesmo com maior posse de bola, não conseguiu diminuir a diferença antes do intervalo.
No retorno para o segundo tempo, o Pindorama continuou buscando seu gol, mas encontrava dificuldade em ultrapassar a zaga congestionada do Olga. Aos 30 minutos, o juiz assinalou um pênalti para o Pindorama. Neném cobrou e diminuiu.
O jogo ficou mais pegado, com muitas faltas de ambas as equipes. O time do Olga, cansado, sofria na marcação e não conseguia ser efetivo no contra ataque. Mas não houve tempo para o empate. O Olga faz seus primeiros pontos no campeonato.
Prêmio Craque da Rodada
Pela sua grande movimentação, participação ativa em todas as tramas do ataque do Vila do Sapo, espírito de luta incansável ajuda na marcação quando o Ganga teve a posse da bola, Everton, camisa 30 do Vila do Sapo foi eleito o melhor jogador das duas partidas acompanhadas pelo BnR e ganha o Prêmio Craque da Rodada Barueri na Rede Decathlon da quinta rodada.
Confira abaixo os resultados da rodada, a classificação atualizada e os jogos da próximo rodada: