Escola vai cantar o enredo “As Quatro Estações” e conta com a força da comunidade para brilhar

Como todo bom sambista, a Unidos do Jardim Paulista dá um passo de cada vez, sem pressa, mas na certeza de chegar lá. A escola desfila este ano pela terceira vez, mas ainda na categoria de blocos. “O regulamento faz muitas exigências para as escolas, então ainda vamos sair como bloco”, afirma Thiagão Z/O, o Thiago do Paulista, fundador e presidente da agremiação.
Ele explica, porém, que a agremiação vai vir completa, como escola de samba. A medida é apenas preventiva. “Nós vamos surpreender”, garante. “Apenas não queremos correr o risco de não cumprir o regulamento por causa de um problema inesperado.”

A Unidos pretende fazer um desfile alegre e colorido com seu enredo “As Quatro Estações”. Segundo Thiago, serão cerca de 300 componentes, sendo 60 fantasiados, 40 ritmistas, alas de baianas e de crianças, 20 cabrochas, ala de cadeirantes e alegorias. Além de mestre-sala e porta-bandeira, também desfilará uma porta-estandarte.
A Unidos do Paulista nasceu de 2001 para 2002, logo após a paralisação do carnaval de rua da cidade. Thiagão e Paulinho, hoje presidente do Caciques da Vila, resolveram criar uma agremiação no Jardim Paulista, na certeza de que os desfiles retornariam. Assim nasceu a Gaviões do Paulista. Em 2002, a nova escola desfilou espontaneamente pelas ruas do bairro, mas acabou adormecendo, pois os desfiles não seriam mais realizados.
Em 2014, com a retomada do carnaval, Thiagão decidiu reativar a agremiação e procurou por Paulinho, que já tinha outros planos. Thiago decidiu levar a iniciativa adiante mesmo assim, mas alterou o nome da escola.

“Gaviões restringia um pouco, o pessoal que não era corintiano não ficava à vontade, então surgiu e ideia de fazer uma coisa que unisse todo mundo, e escolhemos o nome de Unidos para representar justamente essa união”, conta ele. A proposta deu certo e hoje a escola é “totalmente comunidade”, como diz o presidente.
Thiago começou no carnaval ainda menino, em 1991 na Unidos do São Jorge e na Raízes, mas foi na escola do Silveira que acabou ficando. Lá desfilou até 2000, primeiro como passista, depois na comissão de frente.
Unidos do Jardim Paulista – Desfila domingo, 26/2, às 17 horas
Ensaios: quintas e sábados, 19 horas
Local: Praça Marginal Direita, ao lado da Briquedoteca, Jardim Paulista
Presidente: Thiagão Z/O
Diretor de bateria: Sérgio Henrique
Intérpretes: Comissão musical (Thiago Alexandre, Mozart, Beba do Cavaco e Menor SP)
Porta-bandeira: Fernanda Rocha
Mestre-sala: Alexandre Ramos
Porta-estandarte: Karen Alessandra
Enredo: As quatro estações
Autor do samba-enredo: Everton Muleke
Vai dar calor,vai esquentar
Quando mudar a estação
Passou a primavera,veio o verão
Bate o tambor vai começar
Estremecer a avenida
Eu sou Unidos do Paulista
É tempo de colheita
Folhas e frutos vão caindo pelo chão
São coisas do outono, vai esfriando e desaquece o coração
(2x)
Chega o inverno e nesse ciclo a mais fria estação,
É chuva é vento, fogueira pião, é festa de São João
Pula fogueira iaiá, pula a fogueira ioiô,
A bateria tá botando pra quebrar
Eu sou Unidos do Paulista, sim senhor
Barueri, nossa história nossa vida e raiz
Bem-vindo a esta festa, que todo ano deixa o povo mais feliz,
Essa é a hora de extravasar e dividir emoções
Unidos do Paulista vem balançando com as quatro estações