Índices de umidade estão baixos e vão cair durante a semana, aumentando o risco de doenças respiratórias e proliferação de vírus e bactérias
Uma forte massa de ar seco que tem atuado sobre o Brasil há vários dias, tem contribuído para níveis muito baixos de umidade relativa do ar em vários estados, especialmente no Sudeste e no Centro-Oeste do país.
Barueri deve registrar índices alarmantes na quinta-feira, 25/7, com apenas 16% de umidade relativa do ar e previsão de piora na sexta-feira, 26/7, com 14%. O pior índice da semana deve acontecer no sábado, 27/7, com 13%.
A umidade relativa do ar, conforme o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), é a quantidade de vapor de água na atmosfera, em relação à quantidade máxima que poderia existir, considerada a temperatura. No final do inverno e começo da primavera, é mais comum que sejam registrados níveis mais baixos.
Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), índices de umidade entre 30 e 70%, seriam o ideal para o organismo humano não sendo adequados para a saúde níveis inferiores a esses.
Os níveis de criticidade da umidade do ar, são classificados em atenção, para 20% a 30% de umidade relativa do ar; alerta, para índices de 12 a 20%; e emergência, nos índices abaixo de 12%.
Os baixos índices de umidade relativa do ar podem afetar diretamente a saúde e o bem-estar das pessoas. O tempo seco afeta os olhos, o nariz e a garganta e pode desencadear problemas respiratórios, dores de cabeça, irritação nas mucosas e até sangramentos.
Pessoas que já têm problemas respiratórios apresentam piora dos sintomas durante o período de ar seco. Além disso, vírus e bactérias sobrevivem melhor nessas condições climáticas, causando maiores riscos de epidemias de doenças respiratórias.
As recomendações dos especialistas para o caso de alerta são consumo de água abundante; evitar atividades físicas ao ar livre entre meio-dia e 16 horas; utilizar soro fisiológico para umidificar olhos e narinas; evitar aglomerações em ambientes fechados; permanecer em locais protegidos do sol, de preferência, com sombra de árvores e umidificar os ambientes com umidificadores, toalhas molhadas e recipientes com água.