quinta-feira, novembro 21, 2024
HomeCidadeServiços sociais sofrem adequações durante a pandemia da Covid-19

Serviços sociais sofrem adequações durante a pandemia da Covid-19

por: Redação

Compartilhe esta notícia!

Cesta básica está garantida para os próximos dois meses, assim como o aluguel social, para os próximos seis meses

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads) adotou alterações no atendimento de serviços sociais na cidade. As medidas são para evitar aglomerações de pessoas, como prevenção e contingência à expansão do coronavírus.

Atendimento da Sads

O setor de Atendimento da Sads está realizando apenas os atendimentos emergenciais, mediante agendamento. A solicitação deve ser feita pelo telefone 4199-2800.

Os atendimentos a Organizações da Sociedade Civil parceiras da Sads também devem ser realizados pelo telefone 4199-2800, ramais 117 e 172. No caso da entrega de documentos, a data deve ser agendada por telefone.

Cesta Básica

Um dos serviços realizados pelo Setor de Atendimento é o cadastro e recadastro da cesta básica. Quem estiver em época de recadastro, não será necessário fazer o procedimento pelos próximos dois meses, em que também não haverá a interrupção da entrega. A prefeitura garante que a população não ficará sem cesta básica.

A central de dúvidas e informações da Sads está à disposição pelo telefone 4199-2800, nos ramais 236, 158 ou 156.

Habitação e aluguel social

A Coordenadoria de Habitação também atenderá presencialmente apenas os casos emergenciais, mediante agendamento pelo telefone. O número é o 4199.2800, ramais 129, 139, 120 e 192.

A prefeitura também determinou que o aluguel social será renovado automaticamente por seis meses.

Cras /Creas

Os seis Centros de Referência de Assistência Social (Cras) estão com os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e as atividades coletivas e externas suspensas.

O atendimento será feito por telefone. Os atendimentos presenciais ficam restritos a casos de violência e emergência, e eles devem ser agendados, também por telefone. O número é o 4198-5499.

Os telefones da cada unidade são: Jardim Mutinga: 4193-8409 ou 4193-8471; Parque Imperial: 4191-2253; Engenho Novo: 4199-2808; Jardim Silveira: 4162-1370; Jardim Belval: 4199-0332 ou 4163-3889; Jardim Paulista: 4198-8177; e Creas: 4198-5499.

A ação segue as recomendações para os serviços socioassistenciais divulgadas pelo governo do Estado de São Paulo.

Parque da Maturidade

O Parque da Maturidade segue fechado por tempo indeterminado. A medida visa proteger os idosos, que estão no grupo mais vulnerável à Covid-19.

Centros de Capacitação Profissional e Lazer e Centro Comunitário

Os Centros de Capacitação Profissional e Lazer (CCPL) Engenho Novo, Parque dos Camargos, Parque Imperial e Jardim Paraíso, todos gerenciados pela Sads, estão com as atividades suspensas. O fechamento também vale para o Centro Comunitário Jaraguá-Mirim, que seguirá o calendário da Secretaria de Educação.

BPC

Quanto ao recebimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC), o governo federal determinou que o benefício será mantido por 120 dias, mesmo sem a pessoa ter feito a atualização no Cadastro Único.

O texto foi publicado na portaria 330 em 18/3, pelo Ministério da Cidadania. Confira detalhes no site do governo (aqui).

Postagens Relacionadas

Mais Populares

error: Conteúdo Protegido!